Nós

Embora me reveja em tudo o que tem a ver com culinária, o meu forte não é colocar por palavras o que faço ou sinto.

Considero-me uma boa cozinheira, sou totalmente autodidata, faço tudo a que me proponho, nunca digo que não sei fazer qualquer coisa, pois creio que com empenho chego lá.

Perco muito tempo à procura de novos sabores e coisas diferentes para experimentar. Não posso dizer que o resultado final seja sempre o esperado, porque não é. Já coloquei no caixote do lixo muitas experiências falhadas. O bom é que nunca desisto e parto logo para novas experiências.

Decidi fazer este primeiro post do Blog da Cozinha à La Carte, explicando um pouco a dinâmica deste sítio, pelo menos aquilo a que nos propomos fazer no momento, sendo que com o avançar do tempo, podemos sempre chegar à conclusão que é necessário ajustar algo.

Esta Cozinha, agora no início, vai receber algumas receitas que tinha no Paparoka.com e cujas fotografias consegui recuperar com qualidade. É certo que o Paparoka começou em 2003 e desde lá a tecnologia evoluiu muito, motivo pelo qual não consegui recuperar tudo com a qualidade que queria e daí decidi não publicar. Vamos efetuar um carregamento inicial e a partir daí seguir em frente com as experiências diárias, sempre que tiver conteúdos para publicar.

Aqui na Cozinha, embora eu seja o rosto, somos uma família em equipa e os restantes membros, o Francisco e a Ju, são bem mais críticos do que eu. Eu preocupo-me mais com a comida, eles com os detalhes técnicos e qualidade das imagens. A Bimba e a Lola, são os aspiradores de serviço na cozinha!

Aqui todas as receitas e fotos que publicamos são feitas por nós e consumidas de seguida. Confesso que muitas vezes quase que não conseguimos fotografar, pois já há alguém com fome à espera. Andamos sempre de câmara ou telemóvel em punho para conseguirmos reportar as várias etapas do processo.

A Cozinha à la Carte tem quatro focos principais: Receitas, Festas, Padaria e Blog.

Nas Receitas, iremos publicar as diversas receitas que vou fazendo, sem grandes introduções, apenas ingredientes e direções. Em cada receita vai encontrar uma série de critérios que a permitem categorizar: Método de Preparação (forno, fogão, frio, etc.), Tipo de Cozinha (algarvia, espanhola, italiana, etc.) e também a Categoria a que pertencem. Cada item dos anteriores, são links para uma listagem com todas as receitas pertencentes a esse item.
Ainda nas receitas, em algumas delas, quando em algum dos passos, está mencionado o tempo necessário, tem à sua disposição um relógio (pode ver este exemplo), com esse tempo e que quando este termina, emite um alarme.
Como estamos em constante evolução, por agora estas são as funcionalidades que temos e que também eu estou a testar.

Na secção de Festas, poderá encontrar receitas apropriadas para eventos, assim como dicas que com a experiência que temos, achamos úteis partilhar.

No Blog, para além de se fazer, quando se justifique, um enquadramento à receita, poderão haver conteúdos onde são partilhadas experiências, gostos ou apenas desabafos. Uma espécie de diário onde gostaria de interagir com quem nos segue.

Decidimos dar destaque a uma secção de Padaria, com fermento natural, pois é um temos onde me tenho debruçado muito. Foi algo que descobri recentemente e que tenho noção que falta informação básica, toda concentrada num único local. Perdi muito tempo a encontrar tudo o que necessitava para nos iniciar. Sempre foi uma prática usual aqui em casa, fazer pão para o comer quentinho. Desde que comecei a fazê-lo com fermento natural, passou a ser ainda mais regular, até a Ju já fez o seu próprio fermento e pão!

Da minha parte, posso dizer que me vou empenhar por manter este sitio vivo e atual, da vossa parte, espero que sejam críticos e convido-os a participar, se quiserem pedir alguma receita, dica ou mesmo se for só para partilhar um desabafo ou ideia, podem comentar nos artigos ou entrar em contacto através do nosso formulário, prometo que responderei.

Sejam bem-vindos à minha Cozinha a la Carte!

Gostou do conteudo?
Ajude-nos a crescer partilhando!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top