Desafio: Vamos fazer Pão?

O pão que vêm na fotografia, foi feito com o uso de quatro ingredientes e não foi amassado, conseguem acreditar? Pois bem, é esse o desafio que vos venho propor, fazer pão.

Todos nós estamos perante uma situação singular, sem saber muito bem o que o futuro próximo no reserva…

Perante o pior dos cenários, em que não possamos sair de casa, o pão, como alimento de cariz quase obrigatório à mesa, seja ele de que tipo for, é algo simples e que podemos fazer nós próprios.

Mesmo quem nunca meteu a mão na massa, vai poder continuar a não ter que meter, pois já existem receitas bem simples de pães bem saborosos. Receitas essas, em que se vai basear este desafio, se lhe quiserem assim chamar: Fazer pão regularmente em casa e sem muito esforço. Aqui na Cozinha à la Carte, vamos iniciar um ciclo de partilha de receitas de pão, que todos podem fazer.

Os 4 ingredientes base são:
– Farinha, que pode ser de diferentes tipo (trigo, integral, espelta, centeio, milho, etc.), sempre sem fermento;
– Fermento seco de padeiro;
– Sal;
– Água.

Dependendo do tipo de farinha usar, será mais fácil ou mais difícil obter um pão fofo e areado. Por exemplo, a farinha de centeio é a que leva a um pão mais ‘massudo’ e difícil de trabalhar, pelo que não irei fazer pão 100% centeio. Poderei fazer pão de mistura, sendo sempre maior a percentagem de farinha de trigo do que centeio ou milho.
Para farinha de trigo a aconselhável é a T65, ou qualquer outra farinha com alta % de proteína, pois quanto maior esta %, mais a capacidade de absorção de água. A farinha T55 pode ser igualmente utilizada sem receio.

O fermento é essencial, pois sem ele o nosso pão não irá crescer. Se não tiver em casa, aproveite uma ida rápida para fazer compras, para o adquirir. Normalmente todos os supermercados o têm, junto aos produtos de pastelaria. As marcas mais comuns são Fermipan, Vahité, Ramazotti, embora existam de outras marcas menos conhecidas, como é o caso do que existe no Aldi e que é o que estou a usar.
Caso opte, pode usar fermento fresco, em cubo, sendo que neste caso, o deve dissolver na água antes de o usar. O fresco é usado na proporção de 20 g de fermento por cada 500 g de farinha.

Sal e água, normais. Sal fino ou grosso, sendo melhor fino para não ter que o dissolver antes e, água da torneira, mas que esteja numa temperatura tépida. Aqui na zona a água sai muito fria, pelo que às vezes tempero-a com um pouco de água morna.

Quanto ao tipo de pão que vamos fazer, vou tentar variar, sempre sem inventar muito. Por exemplo, podemos juntar sementes à massa, podemos misturar farinhas, podemos juntar sabor, enfim, um sem número de receitas com variações e ao alcance de todos!

Como utensílios, vai necessitar:
– Taça grande;
– Colher de pau;
– Balança;
– Película aderente;
– Papel vegetal;
– Tacho de ferro, barro ou pirex, sempre com tampa;
– Grelha para arrefecer o pão.

De todas as mensagens que já recebi, o tipo de tacho foi sempre o maior problema! Na eventualidade de não terem tachos do tipo que referi acima, improvisem ?. Foi o que fez uma colega que já experimentou fazer este tipo de pão. Usou para cozer dentro, uma forma de suflé e para tapar, uma tarteira. Não há desculpas para não fazerem!
Se não conhecem tachos em ferro, o que eu uso é este da Ikea.

Pao de Trigo Sem Amassar
Pão de Trigo sem Amassar à saída do forno

Agora, se querem começar a ser Padeiros em casa, só têm que reunir os ingredientes, os utensílios e colocar em prática os conselhos e as receitas que vão ser disponibilizadas.

Receitas:
Começámos com a receita do Pão de Trigo sem Amassar, um pão simples, que feito com os quatro ingredientes base, tendo todo o processo sido gravado em vídeo e disponibilizado junto com a receita ou no nosso canal de youtube.
Na segunda receita que fizemos de pão sem amassar, saiu um Pão de Trigo, Espelta e Sementes. Um pão onde inventei um pouco, tendo misturado três tipos de farinha, sendo que também o fiz, para mostrar que mesmo no pão, podemos improvisar com o que temos em casa.

Pao de Trigo Espelta e Sementes
Pão de Trigo, Espelta e Sementes sem Amassar

Este post, será atualizado com todas as receitas feitas durante este desafio.

Convidamo-los também a juntar-se a nós no Instagram e no Facebook, onde partilharemos as participações!

Gostou do conteudo?
Ajude-nos a crescer partilhando!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top