Arquivo: Receitas

Receitas

Smoothie de Mirtilos e Framboesas

Por Carla Rocha

Hoje ao pequeno almoço saiu mais um smoothie de fruta, bem fresco. Usei a fruta toda congelada, mas pode usar apenas a banana e as restantes frescas, se tiver. Também se não gostar ou não puder beber leite, use qualquer outro tipo de bebida vegetal, ou até água.

Néctar de Manga Laranja

Por Carla Rocha

Um delicioso sumo para iniciar o dia ou para um lanche. Sendo um néctar, usei a fruta insteira, sem casca, pelo que a consistência, é mais grossa do que um sumo natural normal.

Costelinha Assada

Por Carla Rocha

Eu adoro churrasco, seja frango, costelinha ou salsichas, é das minhas formas preferidas de comer a carne. Dou sempre preferência a assar a carne no fogareiro com carvão, contudo nem sempre é possível, seja por motivos logísticos, seja pelo tempo não o permitir. Com o passar do tempo, tenho vindo a aprimorar a forma de preparar a carne no forno, da forma mais parecida possível com o churrasco e posso dizer que o resultado a que cheguei, pelo menos para a costelinhas, é bastante satisfatório. Ontem a Joana pediu para a partir de agora, fazer sempre assim, pois elegeu esta costelinha, como a preferida dela! A carne foi temperada de véspera, usei especiarias que gostamos todos, mas aí em casa, pode usar as especiarias a seu gosto!

Sumo Natural de Laranja, Abacaxi e Hortelã

Por Carla Rocha

Quando o calor começa a apertar, os meus dias começam sempre com sumo natural ao pequeno almoço. Vou variando, conforme a fruta que tenho em casa. Por norma, tenho sempre laranjas na fruteira e outras frutas congeladas e prontas a usar, como é o caso do abacaxi. Costumo comprar quando está em promoção e arranjo-o para congelar e posteriormente usar em sumos, pois é das frutas que mais gosto para este fim, é fresca. Uma combinação infalível, é juntar hortelã aos sumos que levam abacaxi, faz toda a diferença!

Pizza Fria de Salmão Fumado em base de Espelta

Por Carla Rocha

Pizza de Salmão?? sim é isso mesmo, uma pizza, com base fria, onde os toppings, são tudo aquilo que gosto de comer com salmão fumado: Queijo creme e abacate. Só ficou a faltar a rúcula, pois não tinha em casa. Para a base, fiz uma receita de massa com farinha de espelta, que ficou bem saborosa e pode ser usada para outros fins. Claro que, para que na hora de preparar as pizzas, estivesse fria, fi-la com antecedência para ter tempo de arrefecer. Experimentem, fica uma combinação apetitosa e fresca!

Salada em Camadas

Por Carla Rocha

Quando tive que dar o nome a esta salada para a colocar aqui no site, fiquei um pouco à deriva sem saber que nome lhe dar. O calor tem sido muito e só nos apetece pratos frios. Esta salada foi feita para um jantar de semana, onde reuni numa taça, em camadas, os ingredientes que tinha em casa: Alface, Cenoura, Pepino, Rabanete, Milho e Abacate. Como serviu de refeição principal, aproveitei para usar uns camarões cozidos que tinha no frigorífico e, como a Joana não gosta de camarão, grelhei na frigideira um peito de frango que já tinha temperado, tendo este sido feito com antecedência a tempo de estar frio na hora de consumir a salada. Talvez possa dizer que é uma salada para aproveitar o que tenho em casa, mas que agrada a todos e que pode ser feita como o que se tiver e usando combinações de ingredientes que combinem, o que depende muito do gosto de cada um! Em baixo pover na galeria fotografias de todas as camadas e também do molho.

Granola Caseira

Por Carla Rocha

Depois de uma temporada sem fazer, por aqui, a granola tem estado muito presente nos últimos tempos. Na receita que faço, sigo uma base de flocos e fruto secos, sendo que depois adiciono alguns ingredientes, conforme o que tenho disponível em casa (lascas de coco, maça desidratada, bagas goji, por exemplo). A receita como a deixo, é a base, os ingrediente que mencionei agora, adiciono-os depois da granola ter arrefecido.

Pickles Agridoce

Por Carla Rocha

Não comece a ler esta receita, pensando que não gosta de pickles, não, mantenha a mente aberta e pense que tem que experimentar, pois são tão fáceis, que é imperdível não os fazer. Se não gostar, o que não acredito, fica com um mimo para oferecer a alguém! A receita não é minha, é da Nini do MyPaleoExperience, que tem sempre receitas maravilhosas, Quando a Nini partilhou estes pickles, fiquei logo com eles nos olhos (a fotografia está linda). Agora depois de ter feito e comido, passaram a ser também um bocadinho meus, pois já não os largo 😊. Apenas fiz uma alteração à receita original, que foi no tipo de mostarda, usei L’Ancienne (com grãos de mostarda), que era a que tinha em casa. Pode usar a que tiver. Vá agora vamos lá à receita para que possa experimentar!

Sushi em Casa

Por Carla Rocha

Antes da pandemia, não estava nos meus planos fazer sushi em casa, contudo à semelhança de muita coisa que mudou na nossa vida, esta foi uma das que mudou na minha. A privação, fez-me ganhar coragem e procurar ajuda e know-how para me atrever a fazer. É uma das coisas positivas que levo deste período de isolamento. Não me vou estender muito nesta introdução, pois no blog encontram um artigo completo onde falo sobre o tema e também tudo o que precisam saber, para vocês mesmos, começarem a fazer o vosso próprio sushi. As quantidades aqui apresentadas dão para 5 rolls diferentes, Sashimi e Niguiris.

Noodles de Frango

Por Carla Rocha

Sempre fiz noodles, mas agora que comecei a fazer sushi em casa, é obrigatório fazer noodles de frango para a Joana quando comemos sushi. Assim parece mesmo que fomos comer fora, pois é o que comemos no restaurante, pois a Joana não gosta de sushi. Claro que aproveito e faço sempre um pouco mais, pois nós também gostamos sempre de experimentar, ou então para que sirva para ‘redon’. Os noodles são super rápidos de preparar, normalmente só os preparo perto da hora de nos sentarmos à mesa e já depois de ter o sushi todo pronto. A quantidade de molho de soja, depende do gosto de cada um, pelo que recomendo que de início adicione pouco e vá adicionando mais, pouco a pouco, tendo em atenção que é um molho muito salgado.