Domingo a Fazer Biscoitos

22 de Outubro, 2019 0 Por Carla Rocha
Domingo a Fazer Biscoitos

Aqui por casa ao domingo é dia de estar na cozinha a preparar, adiantar ou só até planear as refeições da semana.

Para além das refeições, fazer algo doce para se degustar durante a semana é também rotina habitual, seja um bolinho, ou como foi no passado domingo, biscoitos.

Biscoitos que encheram as latas aqui de casa e algumas outras que entretanto serviram para distribuir um pouco de ‘amor’, sim porque cozinhar é isto mesmo, distribuir ‘amor’ por quem de alguma forma tem um lugar no nosso coração.

A primeira lata viajou ainda os biscoitos estavam mornos e foram com a Ju, que está em época de testes e levou os bolinhos para aquecer o coração dos colegas.

Lata com Biscoitos

Fiz três tipos de biscoitos distintos: Os Biscoitos de Azeite, Os Biscoitos da Tia Lina e Os Bolinhos de Canela (clique no titulo das imagens para ver as receitas).

Os Biscoitos de Azeite, retirei-os do livro de cozinha do Pingo Doce de 1998, há lá vão alguns aninhos 😊. São uns biscoitos secos que depois de assar ficam duros e que podem ser moldados em diferentes formas. Normalmente faço laços ou S’s, mas podem-se fazer outras. Moldam-se como plasticina, isto é, pega-se numa quantidade de massa e rola-se entre as mãos para fazer um cilindro que se vai abrindo para dar comprimento. Depois é só dar a forma pretendida.

Biscoitos de Azeite
Biscoitos de Azeite

Outros dos eleitos desta semana, foram os que chamei de Biscoitos da Tia Lina, pois a receita original, foi-ma passada por ela, a minha tia e madrinha, irmã do meu pai. Tem umas mãos de fada e tudo o que faz é perfeito! Não me refiro apenas à culinária, pois ela é uma artista de mão cheia, pinta quadros e louças, faz malha, trata de móveis. Tudo a que se propõe fazer, sai perfeito.

Estes biscoitos levou-nos numa das visitas que fez a casa dos meus pais quando nós lá vamos. Esta receita como aqui a deixo não é a que provei na altura, pois quando foi hora de apontar, esqueci um ingrediente, a banha, e só depois de lhe perguntar e dizer que os meus tinham ficado um pouco diferentes do que os que provei, é que me apercebi que me tinha esquecido de apontar! O que interessa é que aqui em casa gostamos deles assim e evitamos aquela parte do psicológico, que diz que mais gordura não 😊!

Biscoitos da Tia Lina
Biscoitos da Tia Lina

Por último e, talvez os mais importantes, os Bolinhos de Canela. E porquê mais importantes? porque são os preferidos da Ju, aqueles que desde pequena ela gosta e come, talvez dos únicos, com exceção dos Biscoitos da Bivó Juliana, mas esses são os mais especiais e hão-de ter um lugar aqui em breve.

Estes Bolinhos de Canela, são uns biscoitos simples de manteiga que depois de moldados se passam por canela. Depois ao cozer, racham o que lhes confere aquele aspeto tosco de sabor delicioso. Estes faço sempre duas doses!

Bolinhos de Canela
Bolinhos de Canela

Estes foram os eleitos desta semana, mas já tenho alguns escolhidos para fazer e voltar a encher as latas 😊 , fiquem atentos.

Espero que façam e que gostem tanto como nós aqui em casa!