Método de Preparação: Fogão

Receitas cujo método de confecção é no fogão

Biqueirões Albardados

Por Carla Rocha

Sabem aqueles pratos que sempre existiram em casa dos pais e que na altura não gostávamos, mas que quando fomos viver sozinhos e para longe deixámos de ter acesso, pelo que se tornaram alvo de desejo absurdo? pois bem, estes Biqueirões Albardados, estão na minha lista de pratos de desejo! É um prato típico de Olhão e a maior dificuldade está no arranjar do peixe e foi isto que aprendi desta vez. A minha mãe esteve a ensinar-me a tirar a espinha ao dito para que a partir de agora, os possa preparar em casa. Estes Biqueirões Albardados, são uns simples filetes, temperados com sal, limão, alho e pimenta branca que depois de estarem pelo menos 24 horas a marinar, são passados pela farinha e pelo ovo. Aqui em casa, não o fazemos, mas pode-se juntar ao ovo, cebola e salsa picada. Estes Biqueirões Albardados tanto servem como componente de um prato principal, acompanhado por um arroz malandro de tomate, como de entrada ou petisco. Aqui em casa gostamos de os comer frios, no pão!

Caril Tailandês de Frango e Legumes

Por Carla Rocha

Nesta época em que as viagens estão suspensas e mesmo as visitas aos restaurantes estão condicionadas, nada como recriar casa pratos que nos transportam para outros lugares. Com este Caril Tailandês de Frango e Legumes, viajei até à Tailândia, com sabores exóticos e picantes. Foi um caril que provei pela primeira vez num restaurante no Porto e que se tornou num dos meus preferidos. Andava com vontade de o fazer há algum tempo e ainda bem que o fiz, pois o resultado superou as minhas expectativas! Usei uma pasta de caril amarelo, de compra, o que simplificou muito o processo, que acaba por ser simples e rápido. Deixo o link de onde comprei nos ingredientes. Com o entusiasmo de o fazer, acabei foi por me esquecer de juntar os rebentos de soja que tinha comprado para o efeito. Fica para a próxima! Espero que gostem da sugestão.

Arroz de Frango com Limão e Tomilho, no Forno

Por Carla Rocha

Não sei se já experimentaram, mas cozer o arroz no forno, deixa-o com um sabor diferente, na minha opinião, muito agradável. Este Arroz de Frango com Limão e Tomilho, no Forno, é um dos meus favoritos. O sabor do frango, mistura-se com o do limão, o que pode não agradar a todos, mas que me agrada a mim e muito. Sou daquelas que gosta de limão em tudo! Este arroz, começa-se a fazer no fogão, sendo depois terminado no forno, onde o arroz coze por completo. Há aqui uma mistura de sabores que conjugam muito bem, Frango, Limão, Alhos, Tomilhos e na hora de servir, Queijo Feta. Experimente e depois diga-me se gostou!

Arroz de Milho e Chouriço

Por Carla Rocha

Aqui em casa eu e a Joana somos fãs de arroz malandro, daquele com o caldo grosso e este Arroz de Milho e Chouriço é um dos que mais gostamos como acompanhamento. Volta e meia, lá vem a Joana pedir para o fazer e o que vale, é que nos sabe sempre bem!

Crepioca Recheada com Morangos e Pêssegos

Por Carla Rocha

Uma excelente forma de começar o dia, com um pequeno almoço saudável e bem saboroso. Esta Crepioca Recheada com Morangos e Pêssegos é bem fácil de fazer, só tem que ter a tapioca hidratada em casa e pode recheá-la com a fruta que mais gostar! A receita destas crepiocas, é da Isabel do Healthy Snack Time. Se não conhecem, têm mesmo que ir lá espreitar, pois a Isabel tem sempre fantásticas sugestões.

Choco Frito à Moda de Setúbal

Por Carla Rocha

O Choco Frito é um prato bastante apreciado e tradicional da zona de Setúbal. Ao contrário do que se pensa, não é nada difícil de fazer, apenas temos que seguir as indicações básicas e usar choco de boa qualidade. O choco que usei, estava congelado e deixei a descongelar na véspera. Na manhã do dia em que o confecionei, amanhei-o e cortei-o. Deve cortá-lo nas dimensões que desejar, sendo que não deve exceder a grossura de um dedo, para que não fique demasiado grande. Guarde-o no frigorífico até à hora de o preparar (não é necessário temperar previamente). Se usar tiras de choco congeladas, deixe-as descongelar no frigorifico de véspera. Sirva-o acompanhado de gomos de limão, ou se gostar, de uma maionese de limão e coentros, combina muito bem!

Cereal Pancakes

Por Carla Rocha

Estas mini panquecas fazem as delícias de miúdos e graúdos, pois podem ser comidas no leite como se fossem cereais. A sua aplicabilidade é extensa e vai muito de acordo com os gostos de cada um. Posso dizer que as como de diversas formas, entre elas simples, como se fossem bolachinhas ou até flocos. A massa que aqui deixo, é a que faço para panquecas normais, mas pode fazer qualquer massa de panquecas que goste. O que interessa aqui é mais a parte de moldar e cozer cada panqueca e que requer alguma paciência, o que no meu caso, é uma terapia, pois gosto de tarefas rotineiras.

Salada em Camadas

Por Carla Rocha

Quando tive que dar o nome a esta salada para a colocar aqui no site, fiquei um pouco à deriva sem saber que nome lhe dar. O calor tem sido muito e só nos apetece pratos frios. Esta salada foi feita para um jantar de semana, onde reuni numa taça, em camadas, os ingredientes que tinha em casa: Alface, Cenoura, Pepino, Rabanete, Milho e Abacate. Como serviu de refeição principal, aproveitei para usar uns camarões cozidos que tinha no frigorífico e, como a Joana não gosta de camarão, grelhei na frigideira um peito de frango que já tinha temperado, tendo este sido feito com antecedência a tempo de estar frio na hora de consumir a salada. Talvez possa dizer que é uma salada para aproveitar o que tenho em casa, mas que agrada a todos e que pode ser feita como o que se tiver e usando combinações de ingredientes que combinem, o que depende muito do gosto de cada um! Em baixo pover na galeria fotografias de todas as camadas e também do molho.

Pickles Agridoce

Por Carla Rocha

Não comece a ler esta receita, pensando que não gosta de pickles, não, mantenha a mente aberta e pense que tem que experimentar, pois são tão fáceis, que é imperdível não os fazer. Se não gostar, o que não acredito, fica com um mimo para oferecer a alguém! A receita não é minha, é da Nini do MyPaleoExperience, que tem sempre receitas maravilhosas, Quando a Nini partilhou estes pickles, fiquei logo com eles nos olhos (a fotografia está linda). Agora depois de ter feito e comido, passaram a ser também um bocadinho meus, pois já não os largo 😊. Apenas fiz uma alteração à receita original, que foi no tipo de mostarda, usei L’Ancienne (com grãos de mostarda), que era a que tinha em casa. Pode usar a que tiver. Vá agora vamos lá à receita para que possa experimentar!

Noodles de Frango

Por Carla Rocha

Sempre fiz noodles, mas agora que comecei a fazer sushi em casa, é obrigatório fazer noodles de frango para a Joana quando comemos sushi. Assim parece mesmo que fomos comer fora, pois é o que comemos no restaurante, pois a Joana não gosta de sushi. Claro que aproveito e faço sempre um pouco mais, pois nós também gostamos sempre de experimentar, ou então para que sirva para ‘redon’. Os noodles são super rápidos de preparar, normalmente só os preparo perto da hora de nos sentarmos à mesa e já depois de ter o sushi todo pronto. A quantidade de molho de soja, depende do gosto de cada um, pelo que recomendo que de início adicione pouco e vá adicionando mais, pouco a pouco, tendo em atenção que é um molho muito salgado.