Método de Preparação: Fogão

Receitas cujo método de confecção é no fogão

Pãezinhos de Pulled Pork

Por Carla Rocha

Estes Pãezinhos de Pulled Pork, são sem dúvida uma receita vencerdora, a repetir muitas vezes. Na hora, quentinhos, são de comer e chorar por mais, mas posso dizer que no dia seguinte, são também bem saborosos. Ficam molhadinhos e parecem frescos. Se lhe sobrar Pulled Pork, ou mesmo se tiver de fazer de propósito, vale bem a pena fazer estes pãezinhos de pulled pork, vai ver que todos vão adorar! Nos tempos da receita, não estou a contar com o tempo de levedação da massa, que é uma massa sem amassar que levou 5 horas a levedar. Nem tampouco com o tempo de cozer o Pulled Pork, que são as 8 horas. Apenas estou a contar com o tempo de rechear os pãezinhos e de os cozer no forno.

Queijo Feta Cremoso

Por Carla Rocha

Se houvesse prémio para o queijo mais popular de 2020/2021 seria entregue ao queijo feta com toda a certeza. Depois de termos assistido a uma invasão de posts da famosa receita do Tik Tok de massa com queijo Feta, eis que chegou a entrada mais badalada para este verão, um delicioso Queijo Feta Cremoso, aqui acompanhado com duas coisas que tanto gosto, Pimentos Assados e Tomatinhos Cherry na Frigideira. A receita que vai marcar a diferença na sua mesa!

Feijoada Brasileira

Por Carla Rocha

Antes de mais, dizer que esta é uma Feijoada Brasileira à minha moda e não uma receita disponibilizada por algum irmão nosso do Brasil. Faço-a com as carnes que mais gostamos (rojões, costelinha, salsichas, linguiça), mas confesso que ouço sempre que devia ter mais feijão preto e menos carne :). Fica uma feijoada brasileira bem saborosa e nada difícil de fazer. Aqui em casa costumamos acompanhar com feijão branco e farofa e muito de vez em vez, com couve mineira. Espero que goste da sugestão!

Farofa de Alho e Bacon

Por Carla Rocha

Esta Farofa e Alho e Bacon é tão, mas tão boa, que quando a faço, faço sempre em quantidade exagerada para que sobre. Desta forma tenho prazer de a ir comendo sozinha, ou acompanhada em diferentes refeições. Esta em particular, foi feita para acompanhar uma feijoada brasileira e foi servida sobre o feijão, que fica uma verdadeira maravilha. O que sobrou, guardei numa caixinha no frigorifico e durou até acabar, não se estraga facilmente, a verdade é que nem lhe dou tempo para isso! Faça esta Faroda de Alho e Bacon, pois vai adorar!

Carne de Porco com Amêijoas

Por Carla Rocha

Sem dúvida que esta Carne de Porco com Amêijoas é uma receita vencedora. Fácil de fazer e deliciosa, uma refeição rápida de pôr na mesa, que pode acompanhar com batatas fritas e uma salada! A receita, como a explico aqui, nem precisa de tempo de preparação, pois a carne é temperada na hora de ir para a frigideira. É uma ótima alternativa quando não tem nada programado.

Perú com Legumes

Por Carla Rocha

Este Perú com Legumes, é uma deliciosa receita, saudável e prática de fazer, ótima para um jantar de semana. Acompanhei com tosta de batata doce (fatias grossas de batata doce, prensadas na tostadeira).

Caracóis Cozidos

Por Carla Rocha

Para mim, estes Caracóis Cozidos, são o meu petisco preferido de verão. Sei que é algo que não reúne consenso, mas eu cresci a comer caracóis, pelo que faz parte da minha cultura. A receita que aqui lhe deixo, é como os fazemos em casa dos meus pais, uma receita simples, sem sabores artificiais. Não é uma receita difícil de fazer, contudo é uma receita que requer tempo, pois os caracóis têm de ser muito bem lavados e escolhidos, para ver se vão todos em condições para a panela. Para eu fazer estes caracóis, eles viajaram de Olhão para a Maia, pois nunca me atrevi a comprar caracóis cá em cima, nem sei se os há. Pelo menos sei que não há onde os comer fora de casa, ao contrário de em Olhão, que os podemos comer em vários sítios! Eu fiz, comi e deliciei-me, num dia de sol, nesta primavera que nos tem dado demasiados dias de chuva.

Frango com Cerveja

Por Carla Rocha

Esta é uma receita de Frango bem antiga, muito fácil, rápida e saborosa. Das mais simples que podemos fazer em casa. Existem diversas variações de receitas de Frango com Cerveja, umas sem natas, outras feitas no forno, com frango mesmo, ao invés de apenas peitos. O essencial é sempre o mesmo, Frango, Cerveja e Sopa de Cebola. De resto ajustamos a nosso gosto. Eu prefiro fazer com peitos e gosto de juntar natas e salsa, que é como lhe apresento a receita aqui. Espero que goste!

Lulinhas Fritas

Por Carla Rocha

Estas Lulinhas Fritas têm sabor a Olhão :), sabor a casa. São rápidas e fáceis de fazer, basta seguir as indicações da receita, que não tem como falhar. O truque está no descartar a água que as lulas largam no início da cozedura. Este truque tanto pode ser usado com estas lulinhas, como com lulas de maior tamanho, resulta sempre. Aqui em casa, gostamos de acompanhar as Lulinhas Fritas com Batata também frita, temperada com Alho em Pó e Sal e também com salada, hoje foi de Alface. Espero que goste da sugestão!

Percebes ou Perceves

Por Carla Rocha

Por aqui chamamos Percebes, mas podem ser chamados de Perceves ou também já ouvi chamar Percebas. O nome pouco interessa, o importante é mesmo, que este marisco é delicioso e com um marcante sabor a mar. Confesso que em Olhão, pouco comia Percebes era mais bivalves, pois não é um marisco que se apanhe na zona, contudo desde que vim para o norte do país, que tenho acesso mais fácil e muito mais barato, pelo que de vez em quando, lá vamos nós até Angeiras à procura dos pescadores para comprar Percebes. Normalmente quando vêm cá os meus pais ou irmã, pois também eles são apreciadores! Só temos que ter cuidado ao comer, para não os espirrar ao abrir e salpicar o teto todo :). A receita que aqui apresente é muito simples e com apenas 3 ingredientes, pois assim mantém-se o sabor natural do percebe!