Método de Preparação: Fogão

Receitas cujo método de confecção é no fogão

Doce de Tomate

Por Carla Rocha

Sou gulosa, gosto de doces em geral e, ao contrário dos meus pais, gosto de doces no pão, sempre fui a única em casa que os comia. O Doce de Tomate, sempre o comi caseiro, feito pela minha tia, agora é um dos doces que faço todos os anos.

Arroz de Lingueirão e Caril

Por Carla Rocha

Existem várias formas de fazer Arroz de Lingueirão, sendo a mais usual, a semelhante ao arroz de marisco, com tomate. Esta que aqui está, é a que a minha mãe sempre fez e, também a minha preferida. Simples, com poucos ingredientes, mas muito gostosa. O sabor do Caril, confere-lhe um sabor especial. Para mim, pode ter sempre um pouquinho mais. No Almoço em que o comemos, fizemos também pastéis de bacalhau!

Fajitas de Frango

Por Carla Rocha

Aqui em casa somos fãs de vários tipos de cozinha e a do méxico está no top do nosso ranking. Já temos aqui na nossa cozinha a receita de Chili com Carne e deixamos agora a receita das Fajitas de Frango, que ficaram exatamente como já comemos num restaurante mexicano. Para a execução desta receita, é essencial o uso de especiarias com sabor mexicano. Já as há de diversas marcas, procure por tempero mexicano. Caso não encontre, colocamos na receita como pode fazer uma mistura caseira para usar. Para comer as fajitas, é essencial que tenha tortilhas e claro se gostar, completar com alguns molhos que combinam muito bem: Guacamole, natas ácidas, queijo fundido, ou até mesmo coentros picados, que eu adoro! Tudo junto fará uma bela refeição mexicana, que foi o que fizemos aqui em casa. O Chili estava congelado, foi só descongelar e depois levar ao forno com mozarela por cima e as fajitas foram dispostas de modo a cada um fazer a sua. Os Nachos, esses claro, são presença obrigatória!

Arroz de Lulas

Por Carla Rocha

Aqui em casa somos arrozeiros confessos, então se for um arrozinho malandro, bem saboroso a puxar para o picante e com um toque de coentros, nem se fala! Este arroz de lulas é tudo isso e muito mais, é deveras delicioso! Vou confessar-me: eu gosto dele bem molhadinho, que dê para comer com a colher.

Panzanella

Por Carla Rocha

Esta deliciosa salada, de seu nome Panzanella, é uma receita típica da região da Toscana na Itália e é a opção ideal para os dias quentes de verão. A base passa por usar tomate, de diversas qualidades, pão e outros legumes. O uso do queijo é também uma boa opção, nós usámos feta, mas mozzarela ou burrata também combinam muito bem! Na receita que apresentamos, usámos pão ‘duro’ alentejano, com 3 dias, o qual transformámos nuns deliciosos croutons de alho. Para temperar, usámos como erva o manjericão fresco e temperámos com azeite, vinagre, sal e pimenta. Use a sua imaginação, aproveite o que tem em casa para a complementar.

Ostras ao vapor

Por Carla Rocha

Esta é a minha forma preferida de comer ostras e a mais natural possível. Gosto de comê-las regadas com sumo de limão.

Xarém com Amêijoas e Camarões

Por Carla Rocha

O Xarém é um prato típico de Olhão e por norma é comido sempre com bivalves da Ria Formosa. Os mais conhecidos são o Xarém de Conquilhas e o Xarém de Amêijoas. O que aqui apresentamos hoje, é feito segundo o método tradicional, sem adição de qualquer produto que lhe confira sabor (ex. caldos), apenas adicionámos uns camarões cozidos que tínhamos em casa. Quem quiser ver todo o método de preparação, pode fazê-lo no Instagram onde preparámos uma storie dedicado ao Xarém.

Pudim Francês

Por Carla Rocha

Este Pudim é uma delícia, doce q.b. e com um travo a vinho do Porto. É uma das sobremesas preferidas do Francisco. A receita foi-me passada por uma amiga e já lhe foi passada pela sua mãe, uma receita de família. Para sorte do Francisco, quando nos juntamos, lá está o Pudim à espera dele! A fotografia não é a melhor, pois nem deu tempo de tirar antes de nos deliciarmos. Feito com ovos caseiros, como este foi, fica com uma cor maravilhosa.

Massa de Camarão ao Alhinho

Por Carla Rocha

Esta massa começou por ser feita quando fazia Camarão ao Alhinho, para aproveitar camarões que sobravam quando os comprávamos para petiscar. Agora passou a ser um dos pratos de massa que mais gostamos, por isso o camarão já é comprado de propósito! O sabor é bem apurado e delicioso.

Camarão ao Alhinho

Por Carla Rocha

Existem muitas formas de fazer Camarão ao Alhinho, esta é apenas uma delas e a minha preferida. Faço-a muitas vezes para aproveitamento de camarão cozido que tenha, ou como foi desta vez, faço de propósito para depois fazer Massa de Camarão ao Alhinho. É uma excelente opção para comer como petisco/tapa, com um sabor bem puxadinho, onde o alho se destaca e o picante o acompanha. Seja qual for a forma, é sempre delicioso!