Método de Preparação: Forno

Receitas cujo método de confecção é no forno

Polvo e Arroz do mesmo no Forno

Por Webmaster

Pode-se dizer que este Polvo e Arroz do mesmo no Forno é uma comida de domingo e, pode ficar com a nota que é ótima como sugestão para a ementa de Natal, pois existem diversas zonas do nosso país, onde o Polvo está presente na ceia de Natal.
Confesso que quando tirei o polvo para descongelar, não pensei que fosse tão grande, pelo que a receita foi sendo criada consoante o que me foi aparecendo. Posso dizer que não correu nada mal!
No final, na hora de servir, pode tirar uma quantidade de molho para uma molheira e servir à parte.
Espero que goste da sugestão, ainda não tinha tido tempo de a deixar, mas não quis que passasse mais tempo, pois já está na altura de começarmos a nos organizar em termos de ementa para a nossa Ceia de Natal e alguns jantares familiares que vêm sempre no mês de Dezembro. Vão aparecer por aqui algumas sugestões, umas mais simples, outras mais elaboradas para que possa eleger as que mais gostar.

Abóbora Hasselback

Por Carla Rocha

No ano passado, lancei em conjunto com a Vera Ferraz o ebook ‘Vamos Agradecer?’, onde está esta receita de Abóbora Hasselback, que é uma das minhas preferidas. Já há algum tempo que este fruto (sim é fruto, não legume) de outra forma. É bastante versátil e saboroso. O tipo de abóbora eleita, foi mais uma vez a Butternut, aquela que para mim é a melhor para este tipo de prato, pois tem uma forma que nos permite cortar na perfeição. O sabor, é docinho e a cor, sempre vibrante.
Faço muitas vezes abóbora butternut assada e desta vez, achei que cortada em hasselback ficaria muito bem e não me enganei. Os primeiros a comer são mesmo os olhos! Como noutras receitas, o queijo feta e os bagos de romã, são ótimos companheiros da abóbora. Nesta e para a enriquecer, juntei-lhe também pinhões, os da @koro_pt, que já sabe que são bem saborosos e têm um preço muito bom, ao qual pode juntar o código alacarte para ter 5% desconto na sua encomenda.
Um beijinho, Carla ❤️.

Pudim de Abóbora

Por Carla Rocha

O desafio que a @cacauterramiaia me lançou, foi o mote perfeito para este delicioso Pudim de Abóbora, um pudim bem aromático, que é a sobremesa perfeita para uma mesa de festa!
Deixe-me contar-lhe como surgiu este desafio: Veio na sequência do ‘Desafio Natal com Butternut’ lançado pela @lovebutternutpt, que nos desafiou a preparar diferentes tipos de pratos fazendo uso da deliciosa Abóbora Butternut.
A @framboesa_com_chocolate tratou da entrada (Rolinhos de abóbora butternut, queijo brie e nozes), a @healthybitespt fez a sopa (Sopa assada de Butternut e Pimento Vermelho)e a @cacauterramia presenteou-nos ontem com uma deliciosa Tarte Filo de Abóbora Butternut & Feta Cheese, ótima para uma refeição leve. A mim, cabe-me hoje encerrar este desafio com a sobremesa!
Creio que terminei muito bem este desafio, pois este Pudim de Abóbora é todo ele delicioso.
Pelas receitas que aqui mencionei, pode ver que ao contrário do que a maioria pensa, a abóbora é um ingrediente bem versátil e saboroso. Posso dizer que da minha cozinha tem saído muita abóbora confecionada de diferentes formas. Assada é a que mais faço. Comemo-la simples, em saladas e desta vez assei-a para fazer este pudim.
Já sabe que vou querer ver o seu pudim, pois tenho a certeza que não vai conseguir resistir a tamanha delícia. Combinado?
Um beijinho, Carla ❤️.

Pão Doce da Maia

Por Carla Rocha

Este Pão Doce da Maia foi uma das receitas ensinadas nos workshops do projeto Malga Academia, uma iniciativa da Câmara da Maia, nomeadamente do Turismo da Maia, na qual tive a honra de ser embaixadora, juntamente com a Teresa @lume_brando e a Rita @oportoencanta. Uma iniciativa que pretende difundir saberes gastronómicos do município, através dos produtos endógenos da região. A receita deste Pão Doce da Maia é bem fácil de fazer e a massa ótima de trabalhar.