Método de Preparação: Forno

Receitas cujo método de confecção é no forno

Camarões Grelhados e Flamejados

Por Carla Rocha

Para quem gosta de camarões e quer fugir aos típicos camarões cozidos, esta é uma excelente receita de Camarões Grelhados e Flamejados, que é feita no forno. Depois de grelhados, são flamejados com whisky, o que lhes confere um sabor divinal! Os camarões a usar, devem ser grandes, de calibre 20/30. O calibre define o número de peças por quilo de produto, assim um camarão de calibre 20/30 quer dizer que por cada quilo desse camarão, virão entre 20 a 30 unidades. Reserve uma fatias de pão para sim, pois não sei se vai conseguir resistir ao magnifico molho que se forma!

Arroz de Frango com Limão e Tomilho, no Forno

Por Carla Rocha

Não sei se já experimentaram, mas cozer o arroz no forno, deixa-o com um sabor diferente, na minha opinião, muito agradável. Este Arroz de Frango com Limão e Tomilho, no Forno, é um dos meus favoritos. O sabor do frango, mistura-se com o do limão, o que pode não agradar a todos, mas que me agrada a mim e muito. Sou daquelas que gosta de limão em tudo! Este arroz, começa-se a fazer no fogão, sendo depois terminado no forno, onde o arroz coze por completo. Há aqui uma mistura de sabores que conjugam muito bem, Frango, Limão, Alhos, Tomilhos e na hora de servir, Queijo Feta. Experimente e depois diga-me se gostou!

Lombinhos de Porco com Bacon e Queijo Chévre

Por Carla Rocha

Esta é uma receita simples, que não requer que se façam muitos planos para a fazer, pois não é necessário temperar a carne com antecedência. Eu costumo temperá-la e enrolá-la no bacon, minutos antes de entrar no forno. Estes Lombinhos de Porco com Bacon e Queijo Chévre são ótimos para quem gosta destes paladares, contudo se gostar de sabores mais simples, retire-lhes o queijo, ou até o bacon, ficam saborosos, mas não tão gulosos!

Pizza com Massa de Espelta

Por Carla Rocha

Desde que experimentei esta massa exclusivamente com farinha de espelta, que nunca mais fiz pizza com outra. É fácil e simples de fazer, dispenso inclusive a batedeira, amasso-a à mão. O tempo de repouso para levedação é aproximadamente 1 hora, pelo que quando a faço, é sempre sem muito planeamento, tal como foi ontem ao jantar. Pelas 18:30 lembrei-me de fazer pizza e assim foi. Antes das 20:00 já as pizzas estavam a caminho do forno, com molho de tomate caseiro feito enquanto a massa levedava. Assim sem pensar muito, tivemos um excelente jantar de pizza. Não variei muito nos toppings, basicamente foi mozarela, fiambre, chourição e bacon, tendo depois manjericão para colocar por cima na hora de comer. As fotografias são as possíveis, tiradas a correr entre o forno e a mesa, já com todos à espera. Só posso dizer, que bem que nos soube!

Bolo de Aniversário com Fruta

Por Carla Rocha

Desde 2003 que o feriado de 10 de Junho, cá em casa, deixou de ser o dia de Portugal, para ser o dia da Joana. Sendo feriado, temos sempre a possibilidade de festejar o aniversário no próprio dia. Este ano não foi exceção, contudo e porque ainda estamos a viver tempos de confinamento, o dia foi passado exclusivamente em família, sem qualquer outro convidado. Valeu à Joana, as tecnologias, que lhe permitiram estar virtualmente perto dos amigos e com eles festejar à sua maneira. Para cantarmos os parabéns, fiz este bolo, que tem vindo a tomar o seu lugar no top de preferidos cá em casa. Não é um bolo muito doce e é bastante equilibrado em termos de sabor e de frescura. A massa é de chocolate, sendo recheado e coberto com creme de cheesecake. A fruta dá-lhe o toque ácido que faz toda a diferença. Não é um bolo de uma profissional, apenas de uma mãe que gosta de fazer um pouco de tudo, inclusive os bolos de aniversário cá de casa. Com ele cantámos os parabéns aos 17 anos da Joana.

Costelinha Assada

Por Carla Rocha

Eu adoro churrasco, seja frango, costelinha ou salsichas, é das minhas formas preferidas de comer a carne. Dou sempre preferência a assar a carne no fogareiro com carvão, contudo nem sempre é possível, seja por motivos logísticos, seja pelo tempo não o permitir. Com o passar do tempo, tenho vindo a aprimorar a forma de preparar a carne no forno, da forma mais parecida possível com o churrasco e posso dizer que o resultado a que cheguei, pelo menos para a costelinhas, é bastante satisfatório. Ontem a Joana pediu para a partir de agora, fazer sempre assim, pois elegeu esta costelinha, como a preferida dela! A carne foi temperada de véspera, usei especiarias que gostamos todos, mas aí em casa, pode usar as especiarias a seu gosto!

Pizza Fria de Salmão Fumado em base de Espelta

Por Carla Rocha

Pizza de Salmão?? sim é isso mesmo, uma pizza, com base fria, onde os toppings, são tudo aquilo que gosto de comer com salmão fumado: Queijo creme e abacate. Só ficou a faltar a rúcula, pois não tinha em casa. Para a base, fiz uma receita de massa com farinha de espelta, que ficou bem saborosa e pode ser usada para outros fins. Claro que, para que na hora de preparar as pizzas, estivesse fria, fi-la com antecedência para ter tempo de arrefecer. Experimentem, fica uma combinação apetitosa e fresca!

Pão de Ló com Ovos Inteiros

Por Carla Rocha

Esta é daquelas receitas que servem para diversos fins, bolo redondo, bolo quadrado, torta, etc… simples assim como na foto ou com adição de chocolate, aroma de limão, o que quiser. A base é esta: pesar os ovos, usar o mesmo peso dos ovos em açúcar e metade do peso em farinha. Desta vez fi-lo num impulso, quando a vontade por doces venceu a inercia e, que bom que foi 😊. Fácil, rápido e deliciosoooo!

Broa de Milho, Trigo e Centeio

Por Carla Rocha

Esta Broa foi feita juntamente com a Broa com Chouriço, a massa é a mesma, apenas não lhe adicionei chouriço. Fica bem saborosa e com uma crosta super crocante. A minha mãe prefere-a assim, sem o chouriço, diz que lhe sabe mais a broa, já a Joana, sem chouriço não lhe pega. Já eu gosto de qualquer forma. Há que agradar a todos!

Broa com Chouriço

Por Carla Rocha

Hoje foi dia de broa cá em casa. Fiz broa com e sem chouriço. Esta broa é feita com três farinha distintas: milho amarelo, centeio integral e trigo e tendo milho, tem a particularidade de se ‘cozer’ a farinha no início do processo com água a ferver. É uma etapa que tem que ser feita com calma e que até custa um pouco, pela temperatura que temos que suportar, mas nada impossível, faço-o sem problema, só custa mesmo no início. Aqui para a broa de chouriço tive um percalço, pois pensei que tivesse mais chouriço e tenha apenas meio, pelo que usei também chourição. Na receita coloquei a quantidade de chouriço necessária. Também para fazer a broa que vêm na foto, amassei massa com 1 kg de farinhas, tendo dividido a massa ao meio na hora de colocar o chouriço. As quantidades que aqui estão na receita, são para uma broa como a da foto.