Método de Preparação: Forno

Receitas cujo método de confecção é no forno

Gnocchi com Molho de Tomate e Beringela (assados) e Cogumelos Portobello

Por Carla Rocha

Esta receita saiu na tentativa de reproduzir um gnocchi ou nhoque, como o quiserem chamar, que comi há uns dias atrás num restaurante. Lembrei-me de o fazer, para responder ao repto lançado pela Teresa do Healthy Bites, em que começou um movimento no Instagram em defesa do Tomate Coração de Boi, que tantas vezes não é bem identificado. Fiz o molho uns dias antes e guardei para este Gnocchi com Molho de Tomate e Beringela (assados) e Cogumelos Portobello. Posso dizer que ficou delicioso. É uma refeição que posso dizer que é rápida, pois tendo o molho já pronto, em menos de 30 minutos, conseguimos colocá-la na mesa. Os cogumelos portobello, como sempre, dão um sabor marcante ao prato. Na descrição da receita, vou deixar as instruções para o molho, contudo, podem usar qualquer molho de tomate da vossa eleição, tenham é atenção de usar um molho equilibrado, em que o ácido do tomate, não seja muito marcante, para não alterar os sabor final. Se quiserem ver como fiz este gnocchi, visitem no meu perfil de instagram, onde podem encontrar um vídeo com o passo a passo, vejam-no aqui!

Mini Cinnamon Rolls

Por Carla Rocha

Digam-me lá se estes Mini Cinnamon Rolls não são uns bolinhos fofos? Aliás, sempre se disse que tudo o que é pequenino, é fofinho! Estes são uns bolinhos de canela, com um sabor, não muito doce e parecido ao sabpr dos bolos de canela da Ikea. A receita é simples de fazer, sendo que o que poderá demorar mais tempo, é a montagem dos bolos. Sendo uma massa que leva fermento de padeiro, tem sempre tendência para crescer, contudo e como não queremos os nossos bolinhos muito grandes, o ideal, é sempre que se vai estender uma tira de massa para formar bolinhos, amassar um pouco para baixar o grau de levedação. Depois de moldados os bolinhos vão a cozer ao forno e pode acontecer, a forma de caracol abrir. Para evitar, deve cozê-los em etapas, isto é, sempre que acabar de estender e moldar uma porção de bolos, coza-os logo, pois no tempo em que estão à espera, os bolos levedam e crescem o que faz com que abram mais facilmente no forno. Dicas dadas, agora é por as mãos na massa e entrar no mundo dos ‘mini’, onde já por aí andam as Mini Panquecas!

Bolo de Limão com Sementes de Papoila

Por Carla Rocha

Este foi o bolo de domingo passado, um Bolo de Limão com Sementes de Papoila, bem cítrico. Não posso escrever que reuniu o consenso cá em casa, pois a Joana nem o provou e o Francisco provou a medo. Já eu, estou a regalar-me com o dito, ainda por cima neste tempo horrível de calor. A massa fica fofa e o glacé em cima ‘é a cereja no topo do bolo’, cítrico até mais não! Se não tiverem sementes de papoila, podem fazer sem, podem até, ao invés das sementes, usar, por exemplo, fruta como mirtilos ou framboesas (acho que o próximo vai ser com mirtilos, não tivesse eu uma tonelada de limões para gastar!). Façam, provem, não assumam logo que não gostam, é diferente sim, mas é delicioso! Aliás é um verdadeiro clássico americano.

Bolo de Queijo, Framboesas e Limão

Por Carla Rocha

Quase que podia dizer que este Bolo de Queijo, Framboesas e Limão, é um bolo cheesecake, pelos ingredientes principais. É um bolo diferente dos usuais, a sua massa antes de cozer, é uma massa pesada, que depois de cozida se transforma numa massa fofa. As framboesas e o limão, dão-lhe um toque ácido que lhe retira o sabor doce, pelo que não pensem que tem açúcar em excesso. Fi-lo no domingo e já foi todo, aliás, fi-lo em duas formas e um dos bolos foi para a Joana levar para um grupo de estudo. Pelo que contou, os colegas gostaram imenso. Experimente fazer, se não tiver framboesas, faça-o com mirtilos, por exemplo. Não o deixe é de fazer!

Camarões Grelhados e Flamejados

Por Carla Rocha

Para quem gosta de camarões e quer fugir aos típicos camarões cozidos, esta é uma excelente receita de Camarões Grelhados e Flamejados, que é feita no forno. Depois de grelhados, são flamejados com whisky, o que lhes confere um sabor divinal! Os camarões a usar, devem ser grandes, de calibre 20/30. O calibre define o número de peças por quilo de produto, assim um camarão de calibre 20/30 quer dizer que por cada quilo desse camarão, virão entre 20 a 30 unidades. Reserve uma fatias de pão para sim, pois não sei se vai conseguir resistir ao magnifico molho que se forma!

Arroz de Frango com Limão e Tomilho, no Forno

Por Carla Rocha

Não sei se já experimentaram, mas cozer o arroz no forno, deixa-o com um sabor diferente, na minha opinião, muito agradável. Este Arroz de Frango com Limão e Tomilho, no Forno, é um dos meus favoritos. O sabor do frango, mistura-se com o do limão, o que pode não agradar a todos, mas que me agrada a mim e muito. Sou daquelas que gosta de limão em tudo! Este arroz, começa-se a fazer no fogão, sendo depois terminado no forno, onde o arroz coze por completo. Há aqui uma mistura de sabores que conjugam muito bem, Frango, Limão, Alhos, Tomilhos e na hora de servir, Queijo Feta. Experimente e depois diga-me se gostou!

Lombinhos de Porco com Bacon e Queijo Chévre

Por Carla Rocha

Esta é uma receita simples, que não requer que se façam muitos planos para a fazer, pois não é necessário temperar a carne com antecedência. Eu costumo temperá-la e enrolá-la no bacon, minutos antes de entrar no forno. Estes Lombinhos de Porco com Bacon e Queijo Chévre são ótimos para quem gosta destes paladares, contudo se gostar de sabores mais simples, retire-lhes o queijo, ou até o bacon, ficam saborosos, mas não tão gulosos!

Pizza com Massa de Espelta

Por Carla Rocha

Desde que experimentei esta massa exclusivamente com farinha de espelta, que nunca mais fiz pizza com outra. É fácil e simples de fazer, dispenso inclusive a batedeira, amasso-a à mão. O tempo de repouso para levedação é aproximadamente 1 hora, pelo que quando a faço, é sempre sem muito planeamento, tal como foi ontem ao jantar. Pelas 18:30 lembrei-me de fazer pizza e assim foi. Antes das 20:00 já as pizzas estavam a caminho do forno, com molho de tomate caseiro feito enquanto a massa levedava. Assim sem pensar muito, tivemos um excelente jantar de pizza. Não variei muito nos toppings, basicamente foi mozarela, fiambre, chourição e bacon, tendo depois manjericão para colocar por cima na hora de comer. As fotografias são as possíveis, tiradas a correr entre o forno e a mesa, já com todos à espera. Só posso dizer, que bem que nos soube!

Bolo de Aniversário com Fruta

Por Carla Rocha

Desde 2003 que o feriado de 10 de Junho, cá em casa, deixou de ser o dia de Portugal, para ser o dia da Joana. Sendo feriado, temos sempre a possibilidade de festejar o aniversário no próprio dia. Este ano não foi exceção, contudo e porque ainda estamos a viver tempos de confinamento, o dia foi passado exclusivamente em família, sem qualquer outro convidado. Valeu à Joana, as tecnologias, que lhe permitiram estar virtualmente perto dos amigos e com eles festejar à sua maneira. Para cantarmos os parabéns, fiz este bolo, que tem vindo a tomar o seu lugar no top de preferidos cá em casa. Não é um bolo muito doce e é bastante equilibrado em termos de sabor e de frescura. A massa é de chocolate, sendo recheado e coberto com creme de cheesecake. A fruta dá-lhe o toque ácido que faz toda a diferença. Não é um bolo de uma profissional, apenas de uma mãe que gosta de fazer um pouco de tudo, inclusive os bolos de aniversário cá de casa. Com ele cantámos os parabéns aos 17 anos da Joana.

Costelinha Assada

Por Carla Rocha

Eu adoro churrasco, seja frango, costelinha ou salsichas, é das minhas formas preferidas de comer a carne. Dou sempre preferência a assar a carne no fogareiro com carvão, contudo nem sempre é possível, seja por motivos logísticos, seja pelo tempo não o permitir. Com o passar do tempo, tenho vindo a aprimorar a forma de preparar a carne no forno, da forma mais parecida possível com o churrasco e posso dizer que o resultado a que cheguei, pelo menos para a costelinhas, é bastante satisfatório. Ontem a Joana pediu para a partir de agora, fazer sempre assim, pois elegeu esta costelinha, como a preferida dela! A carne foi temperada de véspera, usei especiarias que gostamos todos, mas aí em casa, pode usar as especiarias a seu gosto!