Método de Preparação: Forno

Receitas cujo método de confecção é no forno

Peito de Frango com Tomatinhos e Espinafres

Por Carla Rocha

Esta é uma semana em que não tenho nada preparado com antecedência, o que leva a ter que cozinhar mais vezes. Esta receita não foi programada e foi feita com ingredientes que todos apreciamos, tendo o resultado final, sido desconhecido até à primeira garfada… correu bem 😊. Quando comecei, sabia onde queria chegar, e fui fazendo seguindo a minha intuição. Não vou dizer que é a melhor receita de peitos de frango que já fiz, não o é, mas é boa o suficiente, para voltar a repetir!

Chicken Wings no Forno (Asas de Frango)

Por Carla Rocha

As asas sempre foram a minha parte favorita do frango! Estas azinhas, são bem saborosas e suculentas e super fáceis de fazer. Ótimas para refeições rápidas, ou para ‘tapear’. A receita é da Cookie Rookie e vale bem a pena experimentar! Se gostar delas mais picantes, adicione 1/2 colher de chá de piripiri em pó.

Empadas de Frango do Campo com Espinafres

Por Carla Rocha

Esta foi a primeira vez que fiz empadas. Decidi fazê-las para aproveitar o frango do campo que serviu para cozer e fazer canja. Aqui em casa, para além de mim, ninguém gosta da carne do frango na canja, pelo que acabo sempre com frango para usar em alguma receita. Desta vez, saíram estas empadas, cuja massa é do chef José Avillez e foi partilhada pela Clara de Sousa. O recheio fiz um pouco a olho e fico bem delicioso.

Empadão de Carne de Novilho

Por Carla Rocha

Esta é uma receita que agrada a todos aqui em casa e foi feita a pedido do Francisco, que andava com saudades de comer empadão. É uma receita relativamente fácil de fazer, pois basta fazer um bom puré de batata e estufar carne. Depois é só montá-lo num tabuleiro de forno. Quando eu escrevo ‘um bom puré de batata’, escrevo-o porque nem sempre me calha muito bem, tem muito a ver com a qualidade das batatas e confesso que nem sempre consigo encontrar batatas brancas e sequinhas como gosto. As que usei neste trouxe-as de Olhão e são fantásticas. O método que usei para fazer o puré, foi a batedeira, e está reportado em vídeo numa storie no nosso Instagram @cozinhaalacarte.

Tomatinhos Cherry Assados

Por Carla Rocha

Este é um bom acompanhamento para carnes grelhadas ou pratos de forno, como o empadão. É uma receita bem fácil de fazer e que pode ser adaptada ao gosto de cada um, pois pode usar a erva aromática que mais gosta. Aqui em casa costumo fazê-los com orégãos ou tomilho e ambas as versões são bem apreciadas.

Crumble de Maçã

Por Carla Rocha

Já existem aqui nesta cozinha, duas receitas de crumble, mas esta é a preferida da Joana. A receita simples, sem adicionar frutos secos ou aveia, apenas farinha, açúcar e manteiga com as maçãs. Posso dizer que este que aqui coloco agora a fotografia já está no fim e ela já está a pedir para voltar a fazer. Podem variar no tipo de maçã a usar. Neste usei maçã de Alcobaça, que são mais sumarentas e largaram bastante líquido. Quando mais ácidas as maçãs, maior a necessidade de aumentar o açúcar para as envolver.

Bolo Rainha I

Por Carla Rocha

Esta foi uma receita que encontrei aqui na rede há alguns anos atrás e que desde então, adotei-a como sendo o Bolo Rainha que faço aqui em casa. Este bolo difere do Bolo Rei, no facto de não ter frutos cristalizados nem passas, o que eu gosto, mas que muitas pessoas não gostam, fazendo com que seja melhor aceite entre os comensais. Podem usar os frutos secos que mais gostarem e claro, podem usar a massa para fazer outros tipos de bolos! Na sua preparação pode usar os robot’s de cozinha, ou pode fazer todo o processo manual.

Pudim de Ovos

Por Carla Rocha

Este é um delicioso Pudim Caseiro ou Pudim de Ovos, cuja receita é da Filipa Gomes. Aquele pudim tradicional, caseirinho, como a minha mãe fazia. As medidas estão em chávenas e são iguais para todos os ingredientes. O uso do leite gordo é obrigatório, pois dá mais ‘corpo’ ao pudim. Tenham atenção que para fazer o caramelo, é necessário algum tempo, eu pensei que fosse mais rápido! O uso de ovos caseiros, confere uma cor mais bonita ao pudim.

Pão de Ló Tradicional

Por Carla Rocha

O pão de ló é um dos meus bolos preferidos. Este que aqui vos apresento, é cozido em alguidar de barro, tapado por outro alguidar. Para forrar o alguidar, uso papel cavalinho de tamanho A3. Gosto ainda mais, quando tenho ovos caseiros, pois fica com uma cor mais vibrante. Eu tenho dois truques para obter um pão de ló, ainda mais perfeito, usar ovos à temperatura ambiente, colocar o pão de ló quente, num saco de plástico até arrefecer.

Coroa de Enrolados de Salsichas

Por Carla Rocha

Aqui em casa, a Joana sempre foi fã de enrolados de salsicha. Estes diferem dos que costumo fazer normalmente, no tipo de massa que usei, pois costumo usar massa folhada e, estes foram feitos com massa de Pizza. Eu gostei bastante do resultado final. A ideia da forma da coroa, vi-a no pinterest e ‘comprei-a’! Variei um pouco também, no facto de colocar mostarda logo na salsicha, antes de ir ao forno.