Método de Preparação: Forno

Receitas cujo método de confecção é no forno

Tarte de Filo e Framboesas

Por Carla Rocha

Esta tarte de Filo e Framboesas é uma receita típica da Grécia, de seu nome Galatopita, sendo a original apenas com massa filo e creme custard. Nesta que aqui lhe apresento, adicionei framboesas, inspirada numa versão que vi na edição da Bon appétit. A receita tem dois momentos de cozedura no forno, um primeiro onde a massa coze sozinha e depois um outro para cozer o creme. Não pense que é difícil de fazer, pois é exatamente o contrário, bem fácil. O resultado final desta Tarte de Filo e Framboesas, é uma massa bem estaladiça, misturada com um saboroso creme. Pessoalmente gosto mais dela fria, mas pode servi-la morna, acompanhada com uma bola de gelado de baunilha, vai adorar!

Caponata

Por Carla Rocha

A Caponata é um prato típico italiano, mais precisamente da zona da Sicília, em que o ingrediente principal é a beringela, que é salteada juntamente com outros legumes. Na receita de Caponata que aqui lhe deixo, usei pimentos, mas pode usar, por exemplo, tomates. O azeite e o vinagre são obrigatórios, para lhe conferir um sabor típico. Pode comer a Caponata como entrada, em cima de tostinhas, ou até a pode juntar a massa simples ou quinoa, para fazer uma refeição mais leve.

Lombinhos de Pescada com Broa

Por Carla Rocha

Estes Lombinhos de Pescada com Broa é daquelas receitas fáceis de preparar, que enchem o olho e reconfortam o estomago. Foi feita sem planeamento, pois passei no supermercado na vinda do escritório e trouxe lombinhos de pescada congelados e broa de milho! Vou explicar, tim tim por tim tim, como a fiz, para que a possa replicar aí em casa!

Frango à Maricas

Por Carla Rocha

Esta é a minha versão de Frango à Maricas. Ao contrário do que é usual, não uso limão, pois não gosto de sentir o amargo do mesmo na carne, uso laranja. A receita é simples de preparar, não precisa de temperar o frango antecipadamente. Tempera-o na hora, mas tem de contar com bastante tempo de forno. Para mim 1h30m é o tempo ideal para que a carne fique tenra e suculenta, com uma pele estaladiça. Na descrição da receita ensino-lhe alguns truques. De resto é só ter tempo para deixar a casa perfumada, enquanto o Frango à Maricas assa.

Tomatinhos e Cogumelos Assados

Por Carla Rocha

Cada vez mais, os legumes assados tomam lugar à nossa mesa. Para além de bem saborosos, estes Tomatinhos e Cogumelos Assados, são bem fáceis de fazer e nada difíceis. São o acompanhamento ideal para carne ou peixe grelhado, ou até mesmo, para comer com ovos, se quiser optar por uma refeição vegetariana. Quando os faço vario nas ervas conforme o que tenho em casa, desta vez usei alecrim, mas ficam igualmente bons como orégãos ou tomilhos. Se nunca comeu, tem mesmo de experimentar!

Pound Cake

Por Carla Rocha

Um delicioso e cheiroso bolo, cuja receita original remonta aos anos 1700’s, adaptado aos dias de hoje. O nome ‘Pound Cake’ vem de uma medida de peso, o ‘pound’, que corresponde a 453,59 g. A receita original era feita usando o ‘pound’ como referência, medida que servia para todos os ingredientes 1 ‘pound’ de cada um deles: manteiga, farinha, ovos e açúcar. Em França este tipo de bolo é conhecido como o bolo dos ‘quatre-quarts’ (quatro quartos), também pelo facto de no original, todos os ingredientes terem o mesmo peso. Sendo uma receita antiga, esta foi passada de geração em geração, e adaptada aos tempos modernos, com novas proporções e a inclusão de outros ingredientes como o leite e a baunilha, neste caso.

Torta de Morango e Creme Cheesecake

Por Carla Rocha

Esta Torta de Morango e Creme de Cheesecake sugestão que lhe deixo para o Dia da Mãe. Uma sobremesa bem saborosa e fresca. É uma torta rápida de fazer, pois embora tenha alguns passos a seguir, em menos de 1hora, consegue tê-la pronta para ir repousar no frigorífico até à hora de a servir. A massa é uma massa fofa, sendo que o creme lhe dá aquele toque fresco e saboroso. Pode claro, trocar os morangos por outra fruta a seu gosto. Eu teria feito uma mistura de morangos e pêssego em calda, se o tivesse em casa 😉. O importante é fazer e deliciar-se com esta maravilha!

Tarte de Maçã à Moda Antiga

Por Carla Rocha

Quando penso em Tarte de Maçã 🥧, penso sempre na Vóvó Donalda e nas suas Tartes de Maçã a arrefecerem à janela. Esta Tarte de Maçã à Moda Antiga, é deliciosa e perfeita para comer com uma bola de gelado de Baunilha! Deixo-lhe duas notas: se usar Manteiga com sal, não use sal; não substitua a Manteiga por Margarina.

Pão com Chouriço

Por Carla Rocha

Eu não consigo resistir a um Pão com Chouriço acabado de fazer, transporta-me aos tempos de feira, em que a visita à banca do Pão com Chouriço era obrigatória. Agora no recolhimento em casa, a solução é mesmo fazê-lo e degostá-lo!

Pão de Ló Húmido de Chocolate

Por Carla Rocha

O Pão de Ló Húmido é o preferido da Joana, sendo de chocolate, ainda mais, pois junta dois coisas que ela adora. Este Pão de Ló Húmido de Chocolate é fácil e rápido de fazer e faz as delícias dos mais velhos. O problema é que acaba bem depressa!