Método de Preparação: Frio

Receitas cujo método de confecção é levar ao frio

Pão de Trigo Saloio

Por Carla Rocha

Este pão de trigo saloio, é um pão com fermento natural, em que todo o processo de amassar é em tudo semelhante aos outros cujas receitas já aqui estão, mas que ao nível do cozer, foi alvo de uma experiência. Foi o primeiro pão que cozi fora do tacho, em cima de uma pedra refratária. A temperatura foi demasiado elevada e a pedra ainda não estava suficientemente quente quando o coloquei em cima. Serviu de aviso para próximas cozeduras!

Pão de Trigo e Centeio

Por Carla Rocha

Todo o pão que seja feito com farinha de centeio, é um pão mais ‘pesado’ quando comparado com o pão de trigo, o que se traduz também, numa maior dificuldade na hora de amassar o pão, pois também a elasticidade da massa reduz. O pão que aqui apresentamos, sendo de mistura, seguimos a técnica normal de amassar que temos disponível em vídeo no nosso instagram.

Pão de Trigo T80

Por Carla Rocha

Este pão, conforme o título informa, foi feito com farinha de trigo T80 das Farinhas Paulino Horta. É uma farinha com alto índice de proteína, o que facilita o trabalho de amassar, pois absorve bem a água. O resultado final é um miolo um pouco mais escuro do que o pão de trigo normal, T55 ou T65, miolo esse que é bem firme. O tempo de repouso no frigorifico, foi de quatro horas e meia.

Cheesecake

Por Carla Rocha

Há muitas formas de fazer o cheesecake, eu quando o faço para sobremesa de refeição, gosto de o fazer mais alto, numa forma de aro amovível, como foi o caso deste! Como é normal, para que se mantenha firme, uso maior quantidade de folhas de gelatina. O cheesecake que aqui apresento tem cobertura de doce de framboesas, mas pode ser servido com qualquer qualidade de doce de fruta, o que mais gostar!

Panzanella

Por Carla Rocha

Esta deliciosa salada, de seu nome Panzanella, é uma receita típica da região da Toscana na Itália e é a opção ideal para os dias quentes de verão. A base passa por usar tomate, de diversas qualidades, pão e outros legumes. O uso do queijo é também uma boa opção, nós usámos feta, mas mozzarela ou burrata também combinam muito bem! Na receita que apresentamos, usámos pão ‘duro’ alentejano, com 3 dias, o qual transformámos nuns deliciosos croutons de alho. Para temperar, usámos como erva o manjericão fresco e temperámos com azeite, vinagre, sal e pimenta. Use a sua imaginação, aproveite o que tem em casa para a complementar.

Pavlova

Por Carla Rocha

A Pavlova é uma das minhas sobremesas favoritas, adoro a mistura dos sabores da fruta com o merengue e as natas. Vou mudando as frutas, tentando usar fruta da época, como foi neste caso com as framboesas e os figos. O importante é usar sabores que cortem o doce do merengue. Para isso, nesta pavlova fiz também um género de ‘Coulis de Framboesa’ que serviu para decorar e depois também, para quem quisesse mais, juntar no prato.

Ceviche de Ostras

Por Carla Rocha

Estando em Olhão, temos acesso a marisco fresco que vem diretamente da Ria Formosa para nossa casa. Ontem foi dia de ostras. Esta foi apenas uma das formas em que as preparei. Um delicioso ‘falso’ ceviche com um sabor citrico bem puxado! Falso porque as ostras foram abertas ao vapor, não ficando totalmente cruas.

Espetinhos Caprese com Gomásio

Por Carla Rocha

Adoro este tipo de receita, fácil, rápida e bem saborosa, daquelas que se fazem num ‘zás trás’. A particularidade nesta, é o uso do gomásio em substituição do sal. O Gomásio é um substituto saudável ao sal, uma vez que é feito com sal e sementes de sêsamo, na proporção de 1/10.

Tónica Cítrica com Gengibre e Hortelã

Por Carla Rocha

Os dias de calor puxam por bebidas frescas e esta Tónica Cítrica com Gengibre e Hortelã é a bebida ideal para ajudar a combater esse calor. Refrescante e com um travo a picante tornou-se na minha bebida de eleição para estas férias!

Salada de Tomate e Pepino com Burrata

Por Carla Rocha

Com o chegar do tempo quente, chegam também as refeições mais leves e as saladas são sempre uma boa opção. Esta salada junta os vegetais com o queijo burrata, ambos aromatizados pelo manjericão. São sabores refrescantes! O queijo burrata encontro-o sempre no Pingo Doce ou na Mercadona e à semelhança da mozarela fresca, vem numa embalagem embebido em soro. Ao servir o queijo, deve rebentá-lo para que liberto o seu interior.