Método de Preparação: Frio

Receitas cujo método de confecção é levar ao frio

Tarte de Maçã Divinal

Por Carla Rocha

Tarte de Maçã Divinal porque é para lá de boa. Fácil de fazer e o resultado é tão, mas tão bom, que uma pessoa deixa acabar e já está a pensar quando vai voltar a fazer. O elemento chave para a diferença nesta tarte é o creme que envolve as maçãs, uma espécie de caramelo claro que lhes dá o doce de uma forma subtil e deliciosa. A massa é muito fácil de preparar, faz-se no processador de alimentos. No total o tempo gasto não é muito, desde que nos organizemos, creio que em 2 horas, desde o início ao fim, conseguimos colocar a tarte na mesa, a escaldar, claro está! A receita original não é minha é da Natashas Kitchen, que tem sempre receitas deliciosas :).

Manteigas Gourmet

Por Carla Rocha

Não sei como é aí em casa, mas aqui não resistimos a manteigas com sabor, por isso fiz estas Manteigas Gourmet. Não lhe trago hoje uma receita, mas sim três receitas de Manteiga Gourmet, que pode replicar, ou usar como inspiração para criações suas. São deliciosas barradas no pão, mas são igualmente deliciosas para enriquecer pratos de massa, por exemplo. Das três não consigo decidir qual gosto mais: Alho Assado e Tomilho, Tomate Seco e Manjericão ou Chouriço de Porco Preto. É caso para dizer, todas! Espero que goste da sugestão, que é bem fácil de executar e que vai surpreender todos! Assista ao vídeo para ver com as fiz.

Ceviche de Salmão com Manga e Abacate

Por Carla Rocha

O ceviche entrou na minha vida e tem tomado lugar entre os meus pratos preferidos. Este Ceviche de Salmão com Manga e Abacate que aqui hoje partilho, tem sido um dos meus preferidos e repetido bastantes vezes cá por casa, seja como refeição principal ou como entrada numa refeição entre amigos. É uma receita fácil e rápida de fazer e que nunca desilude!

Charlotte de Chocolate e Mousse de Lima

Por Carla Rocha

Desengane-se se pensa que vai perder muito tempo a fazer esta Charlotte de Chocolate e Mousse de Lima. Em menos de 30 minutos, consegue fazê-la para depois levar ao frigorífico até à hora de servir. O tempo de repouso é o necessário para que a mousse assente, deixei de um dia para o outro. Já andava com esta combinação na cabeça há algum tempo e hoje, como tínhamos um almoço entre amigos que pedia uma sobremesa especial, foi dia de a servir.

Cocktail Morango e Manga

Por Carla Rocha

Este Cocktail Morango e Manga, saiu num domingo enquanto preparava o almoço. Tenho tentado experimentar bebidas novas ao domingo, que é quando tenho mais tempo, para as fazer e desfrutar. Gostei muito desta, é docinha e nem se nota o álcool, que vem da vodka. Experimente, pois acho que vai gostar! As doses são medidas num medidor próprio para bebidas.

Queijo Feta Cremoso

Por Carla Rocha

Se houvesse prémio para o queijo mais popular de 2020/2021 seria entregue ao queijo feta com toda a certeza. Depois de termos assistido a uma invasão de posts da famosa receita do Tik Tok de massa com queijo Feta, eis que chegou a entrada mais badalada para este verão, um delicioso Queijo Feta Cremoso, aqui acompanhado com duas coisas que tanto gosto, Pimentos Assados e Tomatinhos Cherry na Frigideira. A receita que vai marcar a diferença na sua mesa!

Torta de Morango e Creme Cheesecake

Por Carla Rocha

Esta Torta de Morango e Creme de Cheesecake sugestão que lhe deixo para o Dia da Mãe. Uma sobremesa bem saborosa e fresca. É uma torta rápida de fazer, pois embora tenha alguns passos a seguir, em menos de 1hora, consegue tê-la pronta para ir repousar no frigorífico até à hora de a servir. A massa é uma massa fofa, sendo que o creme lhe dá aquele toque fresco e saboroso. Pode claro, trocar os morangos por outra fruta a seu gosto. Eu teria feito uma mistura de morangos e pêssego em calda, se o tivesse em casa 😉. O importante é fazer e deliciar-se com esta maravilha!

Papos de Anjo em Hóstia

Por Carla Rocha

Estes Papos de Anjo em Hóstia, são uma pérola da doçaria conventual portuguesa e como tal, à semelhança de outros que fazem parte da nossa história, devem ser conservados como uma relíquia. Foi este tema que me fez inscrever no curso intensivo de Doçaria Conventual Portuguesa da Mónica Pereira. Aprender mais sobre a nossa história gastronómica, neste caso a doçaria. Foi um curso magnífico que recomendo vivamente! Dos doces que lá aprendi a fazer, estes Papos de Anjo em Hóstia, têm sido os que mais tenho reproduzido, pois agradaram a todos!

Pizza Esbelta

Por Carla Rocha

Esta é uma deliciosa pizza fria, com uma base de espelta integral que foi cozida em cima do fogão. Esta Pizza Espelta, surgiu num almoço em que fiquei responsável pelas entradas, onde me lembrei de servir uma salada de forma diferente. Ora em vez de a servir numa taça, porque não fazer umas bases e comermos como se fosse uma pizza? foi isso mesmo que aconteceu e todos adoraram. O nome, saiu de uma brincadeira entre todos, fazendo alusão ao facto de a base ser de espelta e o facto de ser uma pizza saudável. Tal como eu fiz, pode fazer as bases com antecedência e depois montar as pizzas mais tarde, sendo que pode usar os ingredientes e fazer as combinações que mais gostar! Nos tempos de preparação não coloquei o tempo de repouso da massa para levedar, que anda à volta de 1 hora.

Tapa de Figos com Presunto e Queijo Creme

Por Carla Rocha

Há combinações que resultam e esta Tapa de Figos com Presunto e Queijo Creme é uma vencedora. Muito fácil e rápida de preparar, serve tanto para uma refeição leve, como de uma excelente entrada. Para atingir a excelência há pequenos detalhes que fazem a diferença. O pão deve ser regado com um fio de azeite e torrado nos dois lados, sobre um grelhador de fogão e depois arrefecido. Assim terá um pão crocante, que depois irá barrar com o seu queijo de eleição. Pode ser de cabra, camembert, brie, ou como eu usei, um queijo creme. O presunto e dos figos, devem ser de boa qualidade, sendo que os figos devem estar firmes. Para terminar, o creme de vinagre balsâmico dá-lhe aquele travo agridoce que deixa qualquer a ansiar pela próxima sentada. É isto mesmo, foi como eu fiquei!