Método de Preparação: Robot de Cozinha

Receitas que são ou podem ser feitas com a ajuda do robot de cozinha

Sopa de Tomate Cherry e Alho Assados

Por Carla Rocha

A sopa de tomate é uma das minhas sopas preferidas, então se tiver um ovinho escalfado dentro, nunca digo que não. Esta fi-la e foi uma surpresa. Foi feita com tomates cherry que foram assados juntamente com alhos e depois processados. Posso dizer que foi das sopas de tomate mais aveludadas que comi… e com um sabor divinal. Obrigatório é ter também pão para acompanhar, sendo que esta sopinha foi acompanha com Pão de Açafrão, cuja receita já está disponível aqui no site.

Arroz de Sushi

Por Carla Rocha

Esta receita foi-me facultada pela Susana do Em Busca do Cardamomo Perdido. A única diferença são mesmo as quantidades. Para fazer este arroz, irá necessitar de arroz próprio para sushi, que encontrará na maioria dos supermercados. Aqui no site, tem no blog um artigo completo, onde falo sobre como fazer sushi em casa, desmistificando o processo e dando algumas dicas e sugestões essenciais. Também encontra aqui nesta cozinha, a receita com as quantidades necessárias para fazer o sushi. A receita da Susana é para fazer o arroz no robot de cozinha, contudo deixo os passos que deve seguir, caso opte para o fazer num tacho. A seguir, encontram o vídeo de todo o processo que segui para fazer o sushi em casa, sendo a primeira parte do vídeo, dedicada ao arroz.

Limonada com Hortelã

Por Carla Rocha

Esta receita foi adaptada da receita original da Limonada da Bimby. À receita original juntei hortelã e reduzi no açúcar. Como em todas as receitas, a qualidade dos ingredientes é importante e é óbvio que a qualidade dos limões, faz diferença na bebida obtida. Eu usei limões pequenos com a casca fina.

Bolas Energéticas de Laranja

Por Carla Rocha

Estas bolas energéticas foram feitas para aproveitar umas tâmaras de Medjool que comprei no Natal. Depois de pesquisar algumas receitas, encontrei esta, que é muito fácil de fazer, apenas necessita de alguma paciência pois leva algum tempo até atingir a consistência necessária. O sabor usado é o de laranja, mas com a mesma base, pode ser qualquer outro, como por exemplo Limão (a fazer numa próxima vez). São ótimas para levar na lancheira como snack para o dia a dia!

Bolo Rainha I

Por Carla Rocha

Esta foi uma receita que encontrei aqui na rede há alguns anos atrás e que desde então, adotei-a como sendo o Bolo Rainha que faço aqui em casa. Este bolo difere do Bolo Rei, no facto de não ter frutos cristalizados nem passas, o que eu gosto, mas que muitas pessoas não gostam, fazendo com que seja melhor aceite entre os comensais. Podem usar os frutos secos que mais gostarem e claro, podem usar a massa para fazer outros tipos de bolos! Na sua preparação pode usar os robot’s de cozinha, ou pode fazer todo o processo manual.

Bôla no Liquidificador

Por Carla Rocha

Esta é daquelas receitas rápidas que faço sem planeamento, apenas com o que há no frigorífico. Podemos alterar o recheio de acordo com o que há disponível, entre fumados, fiambres, queijos e até frango estufado.

Bolo de Cenoura

Por Carla Rocha

Este bolo de cenoura, é bem simples de fazer, sendo que o uso de um robot de cozinha, copo liquidificador ou mesmo varinha mágica, é indispensável, pois todo o processo de preparação é feito fazendo uso desse eletrodoméstico. Sendo uma receita que leva óleo, tenho optado por usar óleo prensado a frio em detrimento de óleo vegetal, sendo que noto sempre que sinto fica um leve sabor do tipo de óleo que uso (linhaça, sementes de sésamo, etc.), mas nada marcante o suficiente que altere o sabor da cenoura!

Bolinhos de Canela

Por Carla Rocha

Estes são, dos bolinhos secos, os preferidos da Joana. A primeira vez que vi a receita, foi no Fórum Bimby, há muitos anos atrás. Para quem tem Bimby ou outro robot similar, é daqueles bolinhos que se fazem num zás-trás. Para mim a parte mais ‘chata’, é o de passar cada bolinho na canela, mas também já arranjei uma técnica que agiliza o processo. O uso da gordura, entre a manteiga ou margarina, tem impacto no resultado final, pois feitos com manteiga, ficam com um sabor mais intenso. Vamos à receita?

Leite Creme

Por Carla Rocha

Confesso que no início não conseguia fazer um leite creme macio, ficava sempre alguns grumos no creme, mas agora depois de lhe ter apanhado o jeito, creio que é uma sobremesa bem fácil e rápida de fazer. É daquelas sobremesas que faço mesmo em cima da hora, pois gosto de o comer ainda morno e bem queimadinho por cima, com aquela camada bem crocante de caramelo! O método mais tradicional, é fazê-lo no pacho ao lume, mas com o robot de cozinha, é muito mais rápido e simples.