Opções de impressão:

Aletria Doce

Rendimentos1 DoseTempo Preparação5 minsTempo de Confecção30 minsTempo Total35 mins

A aletria foi um doce de natal que aprendi a gostar com o Francisco. Até casar, em nossa casa só se comia Arroz Doce. Agora todos gostamos. É um dos doces presentes na nossa consoada e, um dos que mais cedo nesta época, começo a fazer.

Aletria Doce

 200 g Aletria de Ovo
 1,30 l Leite Meio Gordo
 500 g Açúcar Branco
 2 Paus de Canela
 1 Limão, apenas casca
 1 c.sobremesa Manteiga (não vale margarina)
 Água e Sal q.b.
 Canela em pó q.b.
1

Comece por partir os novelos de aletria com as mãos, de modo a os desfazer e ficar com os fios todos separados e pequeno. Tenha especial cuidado com as terminações, pois tendem a ficar juntos.

2

Leve um tacho ao lume com um pouco de água, a suficiente para que a aletria fique coberta. Tempere com umas pedrinhas de sal, poucas.

3

Quando a água começar a ferver, junte a aletria e mexa para a separar.

4

Quando voltar a ferver, junte o leite, o açúcar, a casca de limão e os paus de canela. Deixe ferver até que aletria esteja bem cozida, mexendo regularmente e adicionando mais leite ou açúcar, caso ache necessário.

5

No final, já quase quando a aletria esteja cozida, junte a manteiga e mexa para envolver.

6

Entretanto bata as gemas de ovo e junte-lhes um pouco da aletria, com cuidado, para não cozerem, mas para lhes aumentar a temperatura.

7

Com muito cuidado e, mexendo sempre, junte gemas à aletria no tacho. Esta fase deve ser feita com cuidado, para que as gemas não cozam e a aletria fique amarela por inteiro.

8

Distribua a aletria por pratos ou travessas e decore com canela em pó.

Scroll to Top