Cozinha: Algarvia

Camarões Grelhados e Flamejados

Por Carla Rocha

Para quem gosta de camarões e quer fugir aos típicos camarões cozidos, esta é uma excelente receita de Camarões Grelhados e Flamejados, que é feita no forno. Depois de grelhados, são flamejados com whisky, o que lhes confere um sabor divinal! Os camarões a usar, devem ser grandes, de calibre 20/30. O calibre define o número de peças por quilo de produto, assim um camarão de calibre 20/30 quer dizer que por cada quilo desse camarão, virão entre 20 a 30 unidades. Reserve uma fatias de pão para sim, pois não sei se vai conseguir resistir ao magnifico molho que se forma!

Folar Algarvio de Bater

Por Carla Rocha

Este folar leva-me de volta à minha infância e ao Montenegro (Faro), onde vivi até aos 8 anos. Sempre foi o folar preferido do meu pai. Embora em casa o que entrasse mais fosse o folar de Olhão que a minha avó Juliana fazia como ninguém, tinha que haver sempre um folar destes para o meu pai e com ovo cozido dentro, senão nem era folar 😊. Da família, pelo menos que eu me recordo, quem o fazia era a tia Alzira. É um folar um pouco diferente, pois não leveda e é feito na batedeira ao invés de ser amassado. Tem sabor forte a especiarias, erva doce e canela que eu tanto adoro. Tenham apenas atenção ao encher a forma, não passem mesmo dos 2/3, senão acontece-vos o que me aconteceu a mim e que podem ver no vídeo. Eu aviso, mas depois não cumpro! O que interessa é que este folar está divinal e vai estar na nossa mesa de Páscoa.

Morgado Fingido

Por Carla Rocha

Se há bolo pelo qual nutro sentimentos, é este, o Morgado Fingido. O bolo que a minha avó tantas vezes me vez para eu trazer para casa… quem me dera que o continuasse a fazer. A minha avó Juliana tinha uma mão para a cozinha como não há muitas, tudo o que ela fazia era delicioso! Este é um bolo de amêndoa e chila em que se usa apenas uma colher de sopa de farinha, pelo que se o quiserem adaptar para ser sem glúten, omitam a farinha, ou substituam-na por outro farinha de tipo. Sendo a quantidade tão reduzida, não haverá problema. Aqui o importante é sempre o mesmo, façam-no! É deveras simples, basta misturar tudo e levar ao forno.

Polvo Estufado com Cerveja

Por Carla Rocha

Não há melhor polvo que o do meu pai, apanhado e cozinhado por ele. Eu apenas tento reproduzir o cozinhado, embora também já tenha apanhado alguns 😊! Ele acrescenta uma coisinha aqui, outra ali e eu tenho que estar atenta se quero apanhar as suas receitas. O certo é que fica sempre delicioso. Aqui entra também a qualidade do polvo, que é polvo da ria formosa, de calibre pequeno. Claro que está que podem fazer com qualquer tipo de polvo, mas tentem fazê-lo sempre com polvos de tamanho mais pequeno.

Cataplana de Carne e Marisco

Por Carla Rocha

É simples assim, eu adoro cataplana 😊! A cataplana é um prato típico algarvio e em Olhão é fácil encontrar na grande maioria dos restaurantes. A minha preferida, é esta que aqui coloco a receita, de carne e marisco, mas pode-se fazer cataplana com diversos ingredientes e combinações. Esta em especial, por ser de carne, não a faço colocando todos os ingredientes em crú, pois gosto de selar a carne antes dos restantes ingredientes. Posso assegurar-lhe que o sabor é fantástico!

Xarém com Conquilhas

Por Carla Rocha

Este é um dos pratos favoritos da Joana e não é nada fácil fazê-lo em nossa casa. Só foi possível porque trouxe para a Maia, conquilhas congeladas, que foram congeladas bem frescas, logo depois de apanhadas, o que faz com que mantenham o seu sabor original. O sabor ficou igual, até parecia que estávamos em Olhão!

Carne de Porco com Conquilhas

Por Carla Rocha

Quando estamos em Olhão, aproveitamos para comer o que gostamos e que só lá conseguimos comer, como as conquilhas. Estas conquilhas com carne de porco, fazem um prato fácil, saboroso e que nos enche a medidas as todos! Nem precisa de temperar a carne com antecedência.

Trutas de Batata Doce da Avó Juliana

Por Carla Rocha

Este é o doce típico de Natal em nossa casa e ninguém as fazia melhor do que a minha avó Juliana. É uma receita de um doce frito, em forma de rissol, cujo recheio é um doce de batata doce. A massa é bem fácil de trabalhar e pode usar para rechear com outro recheio a gosto. Guardei-a para publicar hoje, dia de Natal, como forma de homenagear a minha estrelinha, de quem sinto imensa falta. Nada é como era.

Torta de Laranja

Por Carla Rocha

Se há receitas que tenho recordação da minha mãe fazer, é a torta de laranja, pois sempre foi muito apreciada em nossa casa. Já muito conhecida, esta torta é bem doce e húmida, satisfazendo os mais gulosos e não só! É a preferida de um menino muito especial para nós e esta foi direitinha para o aniversário dele!

Arroz de Lingueirão e Caril

Por Carla Rocha

Existem várias formas de fazer Arroz de Lingueirão, sendo a mais usual, a semelhante ao arroz de marisco, com tomate. Esta que aqui está, é a que a minha mãe sempre fez e, também a minha preferida. Simples, com poucos ingredientes, mas muito gostosa. O sabor do Caril, confere-lhe um sabor especial. Para mim, pode ter sempre um pouquinho mais. No Almoço em que o comemos, fizemos também pastéis de bacalhau!