Cozinha: Francesa

Alhos Confitados

Por Carla Rocha

Confesso que a primeira vez que ouvi falar em Alhos Confitados foi quando a Teresa do HealtyBites os partilhou, mas fiquei logo curiosa. Sempre gostei do sabor a alho, desde que não seja muito intenso e , uso sempre alho quando cozinho, seja fresco, seco ou em pó. Estes Alhos Confitados resultaram numa agradável surpresa. O sabor é muito agradável, o cheiro igual, pois perde aquele cheiro mais ativo e transforma-se num cheiro mais doce. As suas utilizações são vastas, sendo a mais simples e prática, o usar para barrar como se fosse manteiga de alho! O azeite que resulta da cozedura, tem sido uma mais valia para os cozinhados aqui em casa, pois tem um sabor tão distinto que faz a diferença em qualquer prato. Vai ser um ‘must have’ para o Natal, para temperar o Bacalhau! Aproveitei e juntei os Alhos Confitados, ao cabaz de Natal, que este ano, está mais gourmet que nunca.

Orangettes

Por Carla Rocha

Desde há alguns anos atrás, que as orangettes passaram a fazer parte das guloseimas de Natal em nossa casa. Não posso dizer que sejam fáceis de fazer, porque não o são, não pela dificuldade técnica, mas sim pelo tempo e paciência que envolvem. É um processo moroso até chegarmos ao ponto de nos deliciarmos com esta combinação infalível, laranja e chocolate, uma das minhas preferidas!

Petit Gateau com Gelado Magnum

Por Carla Rocha

A primeira vez que vi esta sobremesa foi aqui nas redes sociais e logo fiquei com vontade de experimentar. Quando fomos ao Guilty no Porto, não perdemos a oportunidade, foi a sobremesa da nossa receição. Claro que depois de ver como era, comecei logo a pensar em fazer em casa e assim foi, aqui está ela! O gelado que se usa, é ao gosto de cada um, eu gosto de comer com o magnum de framboesa, pois o sabor ácido corta um pouco o doce do bolo.

Cammembert com Alho e Orégãos no Forno

Por Carla Rocha

Já deu para perceber que aqui em casa somos fãs de queijo e que eu adoro receitas rápidas e deliciosas! O Cammembert, preparado desta forma, fica delicioso. O queijo derrete completamente, ficando uma espécie de fondue, ótimo para comer com tostinhas. Esta posso dizer, que é uma das entradas preferidas da Joana, por ela ficava com o queijo todo para si!

Queijo Chévre com Mel e Nozes no Forno

Por Carla Rocha

Com três ingredientes apenas se faz esta delícia, uma receita que mistura o sabor doce e salgado numa combinação que me faz subir aos céus. O Chévre é o meu queijo favorito, gosto dele de qualquer forma. Acabado de sair do forno, barrado numa tostinha, é de comer e chorar por mais! É daquelas receitas rápidas que fazem um brilharete.

Piperade

Por Carla Rocha

Parecido à shakshuka, o piperade é um prato para os amantes de uma boa tomatada, como eu. Lembro-me desde sempre de comer ‘Tomates com ovos’, assim se chamava na casa dos meus pais. Um prato que comíamos em pleno verão, na época alta do tomate. O piperade é um prato que me enche as medidas todas, o meu prato fica limpinho, até parece que acabou de sair da máquina. Experimente que não se vai arrepender!