Cozinha: Italiana

Gnocchi com Molho de Tomate e Beringela (assados) e Cogumelos Portobello

Por Carla Rocha

Esta receita saiu na tentativa de reproduzir um gnocchi ou nhoque, como o quiserem chamar, que comi há uns dias atrás num restaurante. Lembrei-me de o fazer, para responder ao repto lançado pela Teresa do Healthy Bites, em que começou um movimento no Instagram em defesa do Tomate Coração de Boi, que tantas vezes não é bem identificado. Fiz o molho uns dias antes e guardei para este Gnocchi com Molho de Tomate e Beringela (assados) e Cogumelos Portobello. Posso dizer que ficou delicioso. É uma refeição que posso dizer que é rápida, pois tendo o molho já pronto, em menos de 30 minutos, conseguimos colocá-la na mesa. Os cogumelos portobello, como sempre, dão um sabor marcante ao prato. Na descrição da receita, vou deixar as instruções para o molho, contudo, podem usar qualquer molho de tomate da vossa eleição, tenham é atenção de usar um molho equilibrado, em que o ácido do tomate, não seja muito marcante, para não alterar os sabor final. Se quiserem ver como fiz este gnocchi, visitem no meu perfil de instagram, onde podem encontrar um vídeo com o passo a passo, vejam-no aqui!

Pizza com Massa de Espelta

Por Carla Rocha

Desde que experimentei esta massa exclusivamente com farinha de espelta, que nunca mais fiz pizza com outra. É fácil e simples de fazer, dispenso inclusive a batedeira, amasso-a à mão. O tempo de repouso para levedação é aproximadamente 1 hora, pelo que quando a faço, é sempre sem muito planeamento, tal como foi ontem ao jantar. Pelas 18:30 lembrei-me de fazer pizza e assim foi. Antes das 20:00 já as pizzas estavam a caminho do forno, com molho de tomate caseiro feito enquanto a massa levedava. Assim sem pensar muito, tivemos um excelente jantar de pizza. Não variei muito nos toppings, basicamente foi mozarela, fiambre, chourição e bacon, tendo depois manjericão para colocar por cima na hora de comer. As fotografias são as possíveis, tiradas a correr entre o forno e a mesa, já com todos à espera. Só posso dizer, que bem que nos soube!

Lasanha da Sofia

Por Carla Rocha

Deste que provei esta lasanha com carne em casa da Sofia, passou a ser a minha preferida. Não leva bechamel, como é usual e, tem um sabor forte. A Sofia tem raízes italianas e esta receita é uma receita de família que ela teve a gentileza de ma facultar. Obrigada comadre!

Panzanella

Por Carla Rocha

Esta deliciosa salada, de seu nome Panzanella, é uma receita típica da região da Toscana na Itália e é a opção ideal para os dias quentes de verão. A base passa por usar tomate, de diversas qualidades, pão e outros legumes. O uso do queijo é também uma boa opção, nós usámos feta, mas mozzarela ou burrata também combinam muito bem! Na receita que apresentamos, usámos pão ‘duro’ alentejano, com 3 dias, o qual transformámos nuns deliciosos croutons de alho. Para temperar, usámos como erva o manjericão fresco e temperámos com azeite, vinagre, sal e pimenta. Use a sua imaginação, aproveite o que tem em casa para a complementar.

Espetinhos Caprese com Gomásio

Por Carla Rocha

Adoro este tipo de receita, fácil, rápida e bem saborosa, daquelas que se fazem num ‘zás trás’. A particularidade nesta, é o uso do gomásio em substituição do sal. O Gomásio é um substituto saudável ao sal, uma vez que é feito com sal e sementes de sêsamo, na proporção de 1/10.

Massa de Ratatouille

Por Carla Rocha

Esta é uma receita rápida de um delicioso acompanhamento, mas pode claro, comê-la como desejar. Eu gosto de comer com ovos estrelados. O sabor não desilude! Usámos como base para o molho o conteúdo da Lata de Ratatouille à venda no Aldi.

Pãezinhos Rápidos sem Levedação

Por Carla Rocha

Estes pãezinhos são deliciosos, muito rápidos e fáceis de fazer sem precisarem de ir ao forno! Óptimos para fazer naqueles dias em que surge a necessidade de pão, mas o tempo é curto.

Pizza na Tortilha

Por Carla Rocha

Uma forma diferente e deliciosa de comer pizza. Prática, rápida e simples de confecionar, basta dar asas à sua imaginação.

Muffins Salgados

Por Carla Rocha

Sem dúvida uma excelente opção para uma entrada, lanche ou mesmo refeição leve. Estes muffins têm um paladar, que para quem gosta de sabores italianos, não pode perder. São simplesmente divinos! Note que o queijo da ilha ralado, por este ser um queijo duro, apresenta um aspecto com em pó, não em fios! Na dificuldade em o arranjar, pode ser substituído por queijo tipo parmesão.