Cozinha: Portuguesa

Polvo e Arroz do mesmo no Forno

Por Webmaster

Pode-se dizer que este Polvo e Arroz do mesmo no Forno é uma comida de domingo e, pode ficar com a nota que é ótima como sugestão para a ementa de Natal, pois existem diversas zonas do nosso país, onde o Polvo está presente na ceia de Natal.
Confesso que quando tirei o polvo para descongelar, não pensei que fosse tão grande, pelo que a receita foi sendo criada consoante o que me foi aparecendo. Posso dizer que não correu nada mal!
No final, na hora de servir, pode tirar uma quantidade de molho para uma molheira e servir à parte.
Espero que goste da sugestão, ainda não tinha tido tempo de a deixar, mas não quis que passasse mais tempo, pois já está na altura de começarmos a nos organizar em termos de ementa para a nossa Ceia de Natal e alguns jantares familiares que vêm sempre no mês de Dezembro. Vão aparecer por aqui algumas sugestões, umas mais simples, outras mais elaboradas para que possa eleger as que mais gostar.

Creme de Ervilhas e Coentros

Por Carla Rocha

Este Creme de Ervilhas e Cenoura tem tanto de saboroso quanto de bonito. Caros vibrandes, consistência macia e sabor marcante. Ótimos para os dias frios que se avizinham.
Espero que goste desta minha sugestão, este Creme de Ervilhas e Coentros é ótimo para quando o tempo é escasso mas o estômago pede algo que a conforte!
Um beijinho, Carla ❤️.

Costeletas Recheadas e Panadas

Por Carla Rocha

Quando fiz estas costeletas recheadas e panadas, foram muitos os pedidos que recebi para que as partilhasse, demorou, mas aqui estão elas na Cozinha à la Carte.
A minha relação com Costeletas panadas é sentimental, já falei no assunto por diversas vezes, tem a ver com véspera de natal e com mimos que só as avós sabem fazer! Estas são diferentes, mais requintadas diria e são um sucesso garantido para quem as faz e depois as come. Tem mesmo de experimentar.
Tentei colocar aqui os passos que considero essenciais, para que quem não assistiu nos stories do Instagram, possa agora entender corretamente todo o processo.
Foi nelas que usei pela primeira vez o sistema de vácuo ‘Fresh & Save’ da zwilling como forma de potenciar e acentuar o sabor do tempero na carne e, não me enganei. De entre as opções que este sistema traz, usei os sacos, por serem os adequados. Posso dizer que desde então, têm sido uma preciosa ajuda para quando quero fazer algo que careça de tempo de tempero, mas o tempo de espera é escasso. Da minha experiência com o Fresh & Save, tenho comprovado que este sistema potencia a duração dos alimentos em 5x mais tempo. É um sistema que nos faz poupar tempo e dinheiro, tudo o que sempre se quer!

Pudim de Abóbora

Por Carla Rocha

O desafio que a @cacauterramiaia me lançou, foi o mote perfeito para este delicioso Pudim de Abóbora, um pudim bem aromático, que é a sobremesa perfeita para uma mesa de festa!
Deixe-me contar-lhe como surgiu este desafio: Veio na sequência do ‘Desafio Natal com Butternut’ lançado pela @lovebutternutpt, que nos desafiou a preparar diferentes tipos de pratos fazendo uso da deliciosa Abóbora Butternut.
A @framboesa_com_chocolate tratou da entrada (Rolinhos de abóbora butternut, queijo brie e nozes), a @healthybitespt fez a sopa (Sopa assada de Butternut e Pimento Vermelho)e a @cacauterramia presenteou-nos ontem com uma deliciosa Tarte Filo de Abóbora Butternut & Feta Cheese, ótima para uma refeição leve. A mim, cabe-me hoje encerrar este desafio com a sobremesa!
Creio que terminei muito bem este desafio, pois este Pudim de Abóbora é todo ele delicioso.
Pelas receitas que aqui mencionei, pode ver que ao contrário do que a maioria pensa, a abóbora é um ingrediente bem versátil e saboroso. Posso dizer que da minha cozinha tem saído muita abóbora confecionada de diferentes formas. Assada é a que mais faço. Comemo-la simples, em saladas e desta vez assei-a para fazer este pudim.
Já sabe que vou querer ver o seu pudim, pois tenho a certeza que não vai conseguir resistir a tamanha delícia. Combinado?
Um beijinho, Carla ❤️.