Cozinha: Portuguesa

Omelete na Tortilha

Por Carla Rocha

Esta Omelete na Tortilha saiu num almoço rápido de dia de semana. A Joana não estava em casa, pelo que pude dar asas à minha criatividade e ir ao sabor do que me apetecia. Cogumelos e espinafres são uma das minhas combinações preferidas, pelo que saiu uma omelete de cogumelos e espinafres que foi depois enrolada em tortilhas, dando-lhe um aspeto de torta. O vídeo de como a fiz, podem vê-lo no instagram.

Pizza Esbelta

Por Carla Rocha

Esta é uma deliciosa pizza fria, com uma base de espelta integral que foi cozida em cima do fogão. Esta Pizza Espelta, surgiu num almoço em que fiquei responsável pelas entradas, onde me lembrei de servir uma salada de forma diferente. Ora em vez de a servir numa taça, porque não fazer umas bases e comermos como se fosse uma pizza? foi isso mesmo que aconteceu e todos adoraram. O nome, saiu de uma brincadeira entre todos, fazendo alusão ao facto de a base ser de espelta e o facto de ser uma pizza saudável. Tal como eu fiz, pode fazer as bases com antecedência e depois montar as pizzas mais tarde, sendo que pode usar os ingredientes e fazer as combinações que mais gostar! Nos tempos de preparação não coloquei o tempo de repouso da massa para levedar, que anda à volta de 1 hora.

Tapa de Figos com Presunto e Queijo Creme

Por Carla Rocha

Há combinações que resultam e esta Tapa de Figos com Presunto e Queijo Creme é uma vencedora. Muito fácil e rápida de preparar, serve tanto para uma refeição leve, como de uma excelente entrada. Para atingir a excelência há pequenos detalhes que fazem a diferença. O pão deve ser regado com um fio de azeite e torrado nos dois lados, sobre um grelhador de fogão e depois arrefecido. Assim terá um pão crocante, que depois irá barrar com o seu queijo de eleição. Pode ser de cabra, camembert, brie, ou como eu usei, um queijo creme. O presunto e dos figos, devem ser de boa qualidade, sendo que os figos devem estar firmes. Para terminar, o creme de vinagre balsâmico dá-lhe aquele travo agridoce que deixa qualquer a ansiar pela próxima sentada. É isto mesmo, foi como eu fiquei!

Massa com Carne e Lentilhas

Por Carla Rocha

Poderia dizer que esta é uma das minhas comidas de conforto, uma bela Massa de Carne e Lentilhas, bem deliciosa! Embora leve algum tempo, pois a carne tem que cozer bem, cozo-a na pressão para ser mais rápido, vale bem a pena a espera. Gosto de a deixar bem ‘águadinha’, como molho suficiente para a comer à colher. Esta Massa de Carne e Lentilhas, enche-me as medidas todas!

Arroz de Milho e Chouriço

Por Carla Rocha

Aqui em casa eu e a Joana somos fãs de arroz malandro, daquele com o caldo grosso e este Arroz de Milho e Chouriço é um dos que mais gostamos como acompanhamento. Volta e meia, lá vem a Joana pedir para o fazer e o que vale, é que nos sabe sempre bem!

Lombinhos de Porco com Bacon e Queijo Chévre

Por Carla Rocha

Esta é uma receita simples, que não requer que se façam muitos planos para a fazer, pois não é necessário temperar a carne com antecedência. Eu costumo temperá-la e enrolá-la no bacon, minutos antes de entrar no forno. Estes Lombinhos de Porco com Bacon e Queijo Chévre são ótimos para quem gosta destes paladares, contudo se gostar de sabores mais simples, retire-lhes o queijo, ou até o bacon, ficam saborosos, mas não tão gulosos!

Crepioca Recheada com Morangos e Pêssegos

Por Carla Rocha

Uma excelente forma de começar o dia, com um pequeno almoço saudável e bem saboroso. Esta Crepioca Recheada com Morangos e Pêssegos é bem fácil de fazer, só tem que ter a tapioca hidratada em casa e pode recheá-la com a fruta que mais gostar! A receita destas crepiocas, é da Isabel do Healthy Snack Time. Se não conhecem, têm mesmo que ir lá espreitar, pois a Isabel tem sempre fantásticas sugestões.

Bolo de Aniversário com Fruta

Por Carla Rocha

Desde 2003 que o feriado de 10 de Junho, cá em casa, deixou de ser o dia de Portugal, para ser o dia da Joana. Sendo feriado, temos sempre a possibilidade de festejar o aniversário no próprio dia. Este ano não foi exceção, contudo e porque ainda estamos a viver tempos de confinamento, o dia foi passado exclusivamente em família, sem qualquer outro convidado. Valeu à Joana, as tecnologias, que lhe permitiram estar virtualmente perto dos amigos e com eles festejar à sua maneira. Para cantarmos os parabéns, fiz este bolo, que tem vindo a tomar o seu lugar no top de preferidos cá em casa. Não é um bolo muito doce e é bastante equilibrado em termos de sabor e de frescura. A massa é de chocolate, sendo recheado e coberto com creme de cheesecake. A fruta dá-lhe o toque ácido que faz toda a diferença. Não é um bolo de uma profissional, apenas de uma mãe que gosta de fazer um pouco de tudo, inclusive os bolos de aniversário cá de casa. Com ele cantámos os parabéns aos 17 anos da Joana.

Choco Frito à Moda de Setúbal

Por Carla Rocha

O Choco Frito é um prato bastante apreciado e tradicional da zona de Setúbal. Ao contrário do que se pensa, não é nada difícil de fazer, apenas temos que seguir as indicações básicas e usar choco de boa qualidade. O choco que usei, estava congelado e deixei a descongelar na véspera. Na manhã do dia em que o confecionei, amanhei-o e cortei-o. Deve cortá-lo nas dimensões que desejar, sendo que não deve exceder a grossura de um dedo, para que não fique demasiado grande. Guarde-o no frigorífico até à hora de o preparar (não é necessário temperar previamente). Se usar tiras de choco congeladas, deixe-as descongelar no frigorifico de véspera. Sirva-o acompanhado de gomos de limão, ou se gostar, de uma maionese de limão e coentros, combina muito bem!

Smoothie de Mirtilos e Framboesas

Por Carla Rocha

Hoje ao pequeno almoço saiu mais um smoothie de fruta, bem fresco. Usei a fruta toda congelada, mas pode usar apenas a banana e as restantes frescas, se tiver. Também se não gostar ou não puder beber leite, use qualquer outro tipo de bebida vegetal, ou até água.