Cozinha: Portuguesa

Linguini Nero de Camarão ao Alinho

Por Carla Rocha

Este Linguini Nero com Camarão ao Alhinho é sempre um sucesso cá em casa e na casa de outras pessoas :).

Desta vez ao fazer, foi a altura ideal para lhe mostrar novas panelas simplify da Zwilling. Um conjunto de 4 panelas que têm mesmo simplificado algumas tarefas cá em casa. Menos louça, logo mais praticabilidade. Coador (dois tamanhos) e suporte integrados na tampa, escala de medição no interior, asas de silicone e aptas para indução e máquina de louça. Fique atenta que vou ter novidades para si em breve.
Usei também o meu novo ralador fino da Zwilling, um ralador 3 em 1, com um reservatório para armazenar os alimentos, uma lâmina com tecnologia Z-Cut, que rala nas duas direções e com proteção de dedos.

A melhor noticia é que com o código ‘alacarte’ tem 15% de desconto nestes e em todos os produtos da loja online da Zwilling, desde que não tenham outras promoções ativas. Visite-a já!

Pode ver como utilizei estes utensílios no vídeo abaixo, vai ver como é bem fácil fazer este Linguini Nero com Camarão ao Alhinho.

Pão Doce da Maia

Por Carla Rocha

Este Pão Doce da Maia foi uma das receitas ensinadas nos workshops do projeto Malga Academia, uma iniciativa da Câmara da Maia, nomeadamente do Turismo da Maia, na qual tive a honra de ser embaixadora, juntamente com a Teresa @lume_brando e a Rita @oportoencanta. Uma iniciativa que pretende difundir saberes gastronómicos do município, através dos produtos endógenos da região. A receita deste Pão Doce da Maia é bem fácil de fazer e a massa ótima de trabalhar.

Lombos de Coelho Estufados com Legumes

Por Carla Rocha

Estes Lombos de Coelho Estufados com legumes foram hoje o nosso almoço. Uma carne saborosa e bem rápida de confecionar devido à ausência de osso, ideal para dias em que não tenho muito tempo.
A carne de coelho é uma carne magra com reduzido teor de gordura e colesterol e é um dos segredos da Dieta Mediterrânea. Em nossa casa, consumimo-la regularmente, pois é pode-se dizer que é uma carne saudável. Pode saber mais sobre a carne de coelho, cortes e até receitas em https://carnedecoelhoosegredo.eu/. Visite o site e fique a saber mais sobre a campanha #EUAgriPromo, uma campanha promovida pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura em parceria com a União Europeia. No site vai poder verificar os cortes de carne disponíveis e ter acesso a deliciosas receitas!

Bolo de Especiarias

Por Carla Rocha

Este Bolo de Especiarias é o bolo ideal para acompanhar um chá a meio da tarde. É um bolo não muito doce, com um aroma divinal, certo mesmo que com um sabor de outono já a puxar para o Natal. Como em todos os bolos que faço segui alguns passos que acho essenciais: – Aquecer bem o forno, ligo-o sempre antes de começar a preparar a massa, com calor em baixo e em cima, salvo se a receita disser o contrário; – Preparar a forma igualmente antes; – Cozer o bolo na prateleira mais baixa do forno; – Esperar 15 minutos depois de tirar o bolo do forno, para o desenformar. Para mim, é uma rotina que não abdico quando faço bolos. Quanto ao Bolo de Especiarias, garanto-lhe que vale a pena experimentar, é o bolo ideal para ter em casa no fim de semana!

Cachorrinhos tipo ‘Gazela’

Por Carla Rocha

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Sandwich, dia em que partilho consigo a minha versão dos famosos Cachorrinhos da Cervejaria Gazela, uns cachorrinhos feitos com salsicha fresca e bem apetitosos. Desde que vim viver para o norte do país, que descobri todo um mundo novo deste tipo de comida, as sandes. Não sei se tem essa percepção, mas a cidade do Porto é ‘rica’ em sugestões neste tipo de comida, sendo a mais conhecida, a famosa Francesinha.
Eu diria até, que se podia fazer um roteiro gastronómico pelas sandes do Porto. De degustações obrigatória são:
– Francesinhas, há-as em todo o lado, mas nem todas são boas, posso dizer que já enfiei vários barretes.
– Bifanas, sem dúvida que as originais da Conga continuam a ser as melhores.
– Cachorrinhos, reprodução da receita que hoje lhe trago, a serem degustados na Cervejaria Gazela, na zona da Batalha.
– Sandes de Pernil da Casa Guedes, uma tentadora sandes de porco assado com um delicioso molho.
– Sandes de Presunto, na Badalhoca claro, com os seus presuntos pendurados.
– Sandes de Leitão, esta talvez a mais recente, mas vale a pena provar esta sandes no Forno do Leitão do Zé. Eu pessoalmente gosto de a comer no Mercado do Bom sucesso.
Como pode ver, sugestões não faltam, só tem de vir com estômago e tempo suficiente para conseguir provar todas 😉.

Coelho com Chouriço e Cogumelos

Por Carla Rocha

Este Coelho com Chouriço e Cogumelos é a forma preferida de comer carne de coelho cá em casa. É muitas vezes feito sem qualquer preparação prévia, pois tempero-o diretamente no tacho e nunca desilude. A carne de coelho, é uma carne saudável e é um dos segredos da Dieta Mediterrânea, segundo o site https://carnedecoelhoosegredo.eu/. Visite-o e fique a saber mais sobre a campanha #EUAgriPromo, uma campanha promovida pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura em parceria com a União Europeia. No site vai poder verificar os cortes de carne disponíveis e ter acesso a deliciosas receitas! Nesta receita de Coelho com Chouriço e Cogumelos estou a usar o corte de Meio Coelho Cortado, o que eu pessoalmente, mais gosto. O resultado é uma carne bem confecionada, com um molho bem apetitoso e rico que é ótimo para acompanhar com arroz branco. Experimente a receita, pois vai adorar!

Broinhas de Frutos Secos

Por Carla Rocha

Juntei-me à Teresa do HealtyBites para, em conjunto, trazermos até si o Pão por Deus, também conhecida em algumas zonas, por Dia do Bolinho. Uma antiga tradição portuguesa de algumas zonas do nosso país, cheia de significado. Conhece? Uma tradição onde as crianças, à semelhança do que acontece no Halloween, batiam de porta em porta, pedindo alimento. No Pão por Deus, iam munidas do seu saquinho de pano e apregoavam cânticos, enquanto batiam a cada porta. A nossa sugestão e, porque em muitas zonas não se usa esta tradição, é que faça bolinhos, como estas broinhas, para distribuir pelas crianças, em vez das guloseimas industrializadas. A receita destas broinhas, também conhecidas por Merendeiras, é da zona de Leiria e descobria aqui na rede há uns anos.
No tempo de preparação, não contabilizámos o tempo do pré fermento, pois vai depender da temperatura ambiente.

Manteigas Gourmet

Por Carla Rocha

Não sei como é aí em casa, mas aqui não resistimos a manteigas com sabor, por isso fiz estas Manteigas Gourmet. Não lhe trago hoje uma receita, mas sim três receitas de Manteiga Gourmet, que pode replicar, ou usar como inspiração para criações suas. São deliciosas barradas no pão, mas são igualmente deliciosas para enriquecer pratos de massa, por exemplo. Das três não consigo decidir qual gosto mais: Alho Assado e Tomilho, Tomate Seco e Manjericão ou Chouriço de Porco Preto. É caso para dizer, todas! Espero que goste da sugestão, que é bem fácil de executar e que vai surpreender todos! Assista ao vídeo para ver com as fiz.

Marmelada com Nozes e Vinho do Porto

Por Carla Rocha

Depois da Marmelada Tradicional, trago-lhe a recita da Marmelada com Nozes e Vinho do Porto. Uma marmelada diferente, mas igualmente saborosa e com textura, conferida pelas nozes. Tem sido companhia assídua de queijos, pois o casamento entre os dois é perfeito. A receita é um tudo muito semelhante à da Marmelada Tradicional, diferindo na forma de cozer os marmelos, onde entra, juntamente com a água, o Vinho do Porto. As nozes entram na receita no fim, quando a marmelada estiver quase no ponto! Não estranhe a quantia de Vinho do Porto, pois só assim é que se consegue que a sua presença seja notada. Pode ver no vídeo tudo ao pormenor.

Tomates Cherry Confitados

Por Carla Rocha

Se nunca provou Tomates Cherry Confitados, tem mesmo de experimentar esta receita! O resultado final é tão saboroso que comido apenas esmagado numa fatia de pão, já nos deixa reconfortados. Pode usá-los na confecção de diversas receitas tais como massas, saladas, omeletes, etc. Se não tiver slow cooker, faça num tacho no fogão, ou no forno a uma temperatura baixa, não deixe é de fazer. Assista ao vídeo .