Cozinha: Portuguesa

Arroz de Milho e Chouriço

Por Carla Rocha

Aqui em casa eu e a Joana somos fãs de arroz malandro, daquele com o caldo grosso e este Arroz de Milho e Chouriço é um dos que mais gostamos como acompanhamento. Volta e meia, lá vem a Joana pedir para o fazer e o que vale, é que nos sabe sempre bem!

Lombinhos de Porco com Bacon e Queijo Chévre

Por Carla Rocha

Esta é uma receita simples, que não requer que se façam muitos planos para a fazer, pois não é necessário temperar a carne com antecedência. Eu costumo temperá-la e enrolá-la no bacon, minutos antes de entrar no forno. Estes Lombinhos de Porco com Bacon e Queijo Chévre são ótimos para quem gosta destes paladares, contudo se gostar de sabores mais simples, retire-lhes o queijo, ou até o bacon, ficam saborosos, mas não tão gulosos!

Crepioca Recheada com Morangos e Pêssegos

Por Carla Rocha

Uma excelente forma de começar o dia, com um pequeno almoço saudável e bem saboroso. Esta Crepioca Recheada com Morangos e Pêssegos é bem fácil de fazer, só tem que ter a tapioca hidratada em casa e pode recheá-la com a fruta que mais gostar! A receita destas crepiocas, é da Isabel do Healthy Snack Time. Se não conhecem, têm mesmo que ir lá espreitar, pois a Isabel tem sempre fantásticas sugestões.

Bolo de Aniversário com Fruta

Por Carla Rocha

Desde 2003 que o feriado de 10 de Junho, cá em casa, deixou de ser o dia de Portugal, para ser o dia da Joana. Sendo feriado, temos sempre a possibilidade de festejar o aniversário no próprio dia. Este ano não foi exceção, contudo e porque ainda estamos a viver tempos de confinamento, o dia foi passado exclusivamente em família, sem qualquer outro convidado. Valeu à Joana, as tecnologias, que lhe permitiram estar virtualmente perto dos amigos e com eles festejar à sua maneira. Para cantarmos os parabéns, fiz este bolo, que tem vindo a tomar o seu lugar no top de preferidos cá em casa. Não é um bolo muito doce e é bastante equilibrado em termos de sabor e de frescura. A massa é de chocolate, sendo recheado e coberto com creme de cheesecake. A fruta dá-lhe o toque ácido que faz toda a diferença. Não é um bolo de uma profissional, apenas de uma mãe que gosta de fazer um pouco de tudo, inclusive os bolos de aniversário cá de casa. Com ele cantámos os parabéns aos 17 anos da Joana.

Choco Frito à Moda de Setúbal

Por Carla Rocha

O Choco Frito é um prato bastante apreciado e tradicional da zona de Setúbal. Ao contrário do que se pensa, não é nada difícil de fazer, apenas temos que seguir as indicações básicas e usar choco de boa qualidade. O choco que usei, estava congelado e deixei a descongelar na véspera. Na manhã do dia em que o confecionei, amanhei-o e cortei-o. Deve cortá-lo nas dimensões que desejar, sendo que não deve exceder a grossura de um dedo, para que não fique demasiado grande. Guarde-o no frigorífico até à hora de o preparar (não é necessário temperar previamente). Se usar tiras de choco congeladas, deixe-as descongelar no frigorifico de véspera. Sirva-o acompanhado de gomos de limão, ou se gostar, de uma maionese de limão e coentros, combina muito bem!

Smoothie de Mirtilos e Framboesas

Por Carla Rocha

Hoje ao pequeno almoço saiu mais um smoothie de fruta, bem fresco. Usei a fruta toda congelada, mas pode usar apenas a banana e as restantes frescas, se tiver. Também se não gostar ou não puder beber leite, use qualquer outro tipo de bebida vegetal, ou até água.

Néctar de Manga Laranja

Por Carla Rocha

Um delicioso sumo para iniciar o dia ou para um lanche. Sendo um néctar, usei a fruta insteira, sem casca, pelo que a consistência, é mais grossa do que um sumo natural normal.

Costelinha Assada

Por Carla Rocha

Eu adoro churrasco, seja frango, costelinha ou salsichas, é das minhas formas preferidas de comer a carne. Dou sempre preferência a assar a carne no fogareiro com carvão, contudo nem sempre é possível, seja por motivos logísticos, seja pelo tempo não o permitir. Com o passar do tempo, tenho vindo a aprimorar a forma de preparar a carne no forno, da forma mais parecida possível com o churrasco e posso dizer que o resultado a que cheguei, pelo menos para a costelinhas, é bastante satisfatório. Ontem a Joana pediu para a partir de agora, fazer sempre assim, pois elegeu esta costelinha, como a preferida dela! A carne foi temperada de véspera, usei especiarias que gostamos todos, mas aí em casa, pode usar as especiarias a seu gosto!

Sumo Natural de Laranja, Abacaxi e Hortelã

Por Carla Rocha

Quando o calor começa a apertar, os meus dias começam sempre com sumo natural ao pequeno almoço. Vou variando, conforme a fruta que tenho em casa. Por norma, tenho sempre laranjas na fruteira e outras frutas congeladas e prontas a usar, como é o caso do abacaxi. Costumo comprar quando está em promoção e arranjo-o para congelar e posteriormente usar em sumos, pois é das frutas que mais gosto para este fim, é fresca. Uma combinação infalível, é juntar hortelã aos sumos que levam abacaxi, faz toda a diferença!

Pizza Fria de Salmão Fumado em base de Espelta

Por Carla Rocha

Pizza de Salmão?? sim é isso mesmo, uma pizza, com base fria, onde os toppings, são tudo aquilo que gosto de comer com salmão fumado: Queijo creme e abacate. Só ficou a faltar a rúcula, pois não tinha em casa. Para a base, fiz uma receita de massa com farinha de espelta, que ficou bem saborosa e pode ser usada para outros fins. Claro que, para que na hora de preparar as pizzas, estivesse fria, fi-la com antecedência para ter tempo de arrefecer. Experimentem, fica uma combinação apetitosa e fresca!