Cozinha: Portuguesa

Regueifa Azeda

Por Carla Rocha

Esta Regueifa Azeda foi a massa de pão que mais me custou amassar, não querendo que desista logo antes de iniciar, mas não vale a pena dizer que é fácil, pois não o é. É uma massa muito densa e firme, precisando-se de muita força. Amassei na batedeira e fui sempre ajudando a máquina.
A receita é baseada na que a chef @cristinamansopreto fez no programa @pracadaalegriartp, contudo assisti a vários vídeos distintos, para depois tomar algumas decisões, tal como a forma de moldar a Regueifa. Penso que correu muito bem.
É uma receita típica da zona norte, há inclusive em Valongo o festival da Regueifa. A comprida é a Regueifa e a redonda Roca. Em Olhão, o pão mais parecido que me lembre era o pão torno que agora já não se encontra.
No nosso Instagram encontra um vídeo com todos os detalhes para que seja um sucesso.

Borrachões

Por Carla Rocha

A ideia dos Borrachões surgiu num direto no instagram, onde uma menina sugeriu que os fizesse (perdão por não me lembrar o nome, mas os comentários não ficam gravados).
A receita dá lugar a uma massa muito fácil de trabalhar. Optei por usar apenas aguardente, conforme me foi sugerido ontem por outra menina que me enviou a receita dela 😅. Experimente, vai gostar. Os Borrachões não são muito doces e têm um sabor muito agradável.

Polvo e Arroz do mesmo no Forno

Por Webmaster

Pode-se dizer que este Polvo e Arroz do mesmo no Forno é uma comida de domingo e, pode ficar com a nota que é ótima como sugestão para a ementa de Natal, pois existem diversas zonas do nosso país, onde o Polvo está presente na ceia de Natal.
Confesso que quando tirei o polvo para descongelar, não pensei que fosse tão grande, pelo que a receita foi sendo criada consoante o que me foi aparecendo. Posso dizer que não correu nada mal!
No final, na hora de servir, pode tirar uma quantidade de molho para uma molheira e servir à parte.
Espero que goste da sugestão, ainda não tinha tido tempo de a deixar, mas não quis que passasse mais tempo, pois já está na altura de começarmos a nos organizar em termos de ementa para a nossa Ceia de Natal e alguns jantares familiares que vêm sempre no mês de Dezembro. Vão aparecer por aqui algumas sugestões, umas mais simples, outras mais elaboradas para que possa eleger as que mais gostar.

Creme de Ervilhas e Coentros

Por Carla Rocha

Este Creme de Ervilhas e Cenoura tem tanto de saboroso quanto de bonito. Caros vibrandes, consistência macia e sabor marcante. Ótimos para os dias frios que se avizinham.
Espero que goste desta minha sugestão, este Creme de Ervilhas e Coentros é ótimo para quando o tempo é escasso mas o estômago pede algo que a conforte!
Um beijinho, Carla ❤️.