Cozinha: Portuguesa

Perú com Legumes

Por Carla Rocha

Este Perú com Legumes, é uma deliciosa receita, saudável e prática de fazer, ótima para um jantar de semana. Acompanhei com tosta de batata doce (fatias grossas de batata doce, prensadas na tostadeira).

Lombinhos de Pescada com Broa

Por Carla Rocha

Estes Lombinhos de Pescada com Broa é daquelas receitas fáceis de preparar, que enchem o olho e reconfortam o estomago. Foi feita sem planeamento, pois passei no supermercado na vinda do escritório e trouxe lombinhos de pescada congelados e broa de milho! Vou explicar, tim tim por tim tim, como a fiz, para que a possa replicar aí em casa!

Frango à Maricas

Por Carla Rocha

Esta é a minha versão de Frango à Maricas. Ao contrário do que é usual, não uso limão, pois não gosto de sentir o amargo do mesmo na carne, uso laranja. A receita é simples de preparar, não precisa de temperar o frango antecipadamente. Tempera-o na hora, mas tem de contar com bastante tempo de forno. Para mim 1h30m é o tempo ideal para que a carne fique tenra e suculenta, com uma pele estaladiça. Na descrição da receita ensino-lhe alguns truques. De resto é só ter tempo para deixar a casa perfumada, enquanto o Frango à Maricas assa.

Tomatinhos e Cogumelos Assados

Por Carla Rocha

Cada vez mais, os legumes assados tomam lugar à nossa mesa. Para além de bem saborosos, estes Tomatinhos e Cogumelos Assados, são bem fáceis de fazer e nada difíceis. São o acompanhamento ideal para carne ou peixe grelhado, ou até mesmo, para comer com ovos, se quiser optar por uma refeição vegetariana. Quando os faço vario nas ervas conforme o que tenho em casa, desta vez usei alecrim, mas ficam igualmente bons como orégãos ou tomilhos. Se nunca comeu, tem mesmo de experimentar!

Arroz Terra e Mar

Por Carla Rocha

Este Arroz Terra e Mar, à primeira vista pode parecer uma Paella, mas não se deixe enganar, não é! A paella tem toda uma técnica que não segui, o objetivo deste arroz, foi mesmo estrear a minha nova cocotte baixa da Le Creuset, oferta da minha Ju no dia da mãe. Queria fazer algo especial, algo que nós os três gostasse-mos muito e assim o foi. A meio da refeição, a Ju disse várias vezes que gostava mesmo muito :). Trata-se de um arroz com sabores da terra (frango e legumes) e do mar (camarões e lulas), bem apetitoso. Não fique triste se não tiver uma panela do género, pode fazer este arroz numa panela normal.

Torta de Morango e Creme Cheesecake

Por Carla Rocha

Esta Torta de Morango e Creme de Cheesecake sugestão que lhe deixo para o Dia da Mãe. Uma sobremesa bem saborosa e fresca. É uma torta rápida de fazer, pois embora tenha alguns passos a seguir, em menos de 1hora, consegue tê-la pronta para ir repousar no frigorífico até à hora de a servir. A massa é uma massa fofa, sendo que o creme lhe dá aquele toque fresco e saboroso. Pode claro, trocar os morangos por outra fruta a seu gosto. Eu teria feito uma mistura de morangos e pêssego em calda, se o tivesse em casa 😉. O importante é fazer e deliciar-se com esta maravilha!

Frango com Cerveja

Por Carla Rocha

Esta é uma receita de Frango bem antiga, muito fácil, rápida e saborosa. Das mais simples que podemos fazer em casa. Existem diversas variações de receitas de Frango com Cerveja, umas sem natas, outras feitas no forno, com frango mesmo, ao invés de apenas peitos. O essencial é sempre o mesmo, Frango, Cerveja e Sopa de Cebola. De resto ajustamos a nosso gosto. Eu prefiro fazer com peitos e gosto de juntar natas e salsa, que é como lhe apresento a receita aqui. Espero que goste!

Percebes ou Perceves

Por Carla Rocha

Por aqui chamamos Percebes, mas podem ser chamados de Perceves ou também já ouvi chamar Percebas. O nome pouco interessa, o importante é mesmo, que este marisco é delicioso e com um marcante sabor a mar. Confesso que em Olhão, pouco comia Percebes era mais bivalves, pois não é um marisco que se apanhe na zona, contudo desde que vim para o norte do país, que tenho acesso mais fácil e muito mais barato, pelo que de vez em quando, lá vamos nós até Angeiras à procura dos pescadores para comprar Percebes. Normalmente quando vêm cá os meus pais ou irmã, pois também eles são apreciadores! Só temos que ter cuidado ao comer, para não os espirrar ao abrir e salpicar o teto todo :). A receita que aqui apresente é muito simples e com apenas 3 ingredientes, pois assim mantém-se o sabor natural do percebe!

Pão com Chouriço

Por Carla Rocha

Eu não consigo resistir a um Pão com Chouriço acabado de fazer, transporta-me aos tempos de feira, em que a visita à banca do Pão com Chouriço era obrigatória. Agora no recolhimento em casa, a solução é mesmo fazê-lo e degostá-lo!

Pão de Ló Húmido de Chocolate

Por Carla Rocha

O Pão de Ló Húmido é o preferido da Joana, sendo de chocolate, ainda mais, pois junta dois coisas que ela adora. Este Pão de Ló Húmido de Chocolate é fácil e rápido de fazer e faz as delícias dos mais velhos. O problema é que acaba bem depressa!