Cozinha: Portuguesa

Limonada com Hortelã

Por Carla Rocha

Esta receita foi adaptada da receita original da Limonada da Bimby. À receita original juntei hortelã e reduzi no açúcar. Como em todas as receitas, a qualidade dos ingredientes é importante e é óbvio que a qualidade dos limões, faz diferença na bebida obtida. Eu usei limões pequenos com a casca fina.

Sopa de Frango com Massa

Por Carla Rocha

Sabem quando nos apetece uma comida que nos aqueça e nos encha a alma? pois bem, era exatamente o que me apetecia quando comecei a fazer esta sopa. A inspiração veio do Pinterest, que é simplesmente uma fonte inesgotável de inspiração para mim. Eu vejo as fotos de comida que lá estão e fico logo com fome e com vontade de cozinhar… Esta receita saiu muito bem. Ajustei-a com sabores e ingredientes que gosto, puxando um pouco para uma canja com ervilhas e cenoura que a minha mãe fazia quando eu era pequena. Será que para si, esta sopinha lhe vai servir de inspiração?

Bolo de Chocolate no Micro-ondas

Por Carla Rocha

Esta é talvez a receita de bolo, que usa ingredientes ditos normais, mais rápida de fazer. Aqui usam-se ovos, farinha, açúcar, manteiga e chocolate, nada de misturas industriais em que basta juntar os líquidos! Eu costumo dizer que é a receita que me salva quando temos visitas e não tenho nenhum doce para servir. É também a receita que a Joana mais faz para levar quando quer oferecer um mimo a alguém. Façam que vão ver que é delicioso!

Croutons de Alho e Salsa

Por Carla Rocha

Aqui em casa somos todos fãs destes croutons… embora nem todos os comamos da mesma forma 😊. Enquanto para mim, servem como complemento para saladas e sopas, para a Joana, servem como snack para petiscar. A execeção aconteceu no Xarém com conquilhas, em que todos nós os usámos em substituição do pão frito. Pode-se dizer que estes croutons são saudáveis, pois são feitos na Actifry, com uma quantidade reduzida de azeite. As quantidades de alho e salsa, vai depender muito do gosto de cada um… nós aqui em casa gostamos deles com sabor bem forte, pelo que ‘abuso’ um pouco nas quantidades! O pão que usei para os fazer, foi pão alentejano, que considero o ideal, pois tem um miolo bem firme, o que faz com que se obtenha uns croutons bem estaladiços.

Compota de Cebola Roxa com Vinho do Porto

Por Carla Rocha

À semelhança do Doce de Pimento, cuja receita já está aqui na nossa cozinha, a compota de cebola roxa é indicada para comer com salgados, queijo em especial. Eu adoro comê-la com queijo chèvre. A conjunção de sabores é algo do outro mundo, mas claro, que como em tudo, não irá agradar a todos, pois esta compota tem um travo agridoce.

Bolas Energéticas de Laranja

Por Carla Rocha

Estas bolas energéticas foram feitas para aproveitar umas tâmaras de Medjool que comprei no Natal. Depois de pesquisar algumas receitas, encontrei esta, que é muito fácil de fazer, apenas necessita de alguma paciência pois leva algum tempo até atingir a consistência necessária. O sabor usado é o de laranja, mas com a mesma base, pode ser qualquer outro, como por exemplo Limão (a fazer numa próxima vez). São ótimas para levar na lancheira como snack para o dia a dia!

Peras Bêbadas

Por Carla Rocha

É curioso como as peras bêbadas passaram a fazer parte das sobremesas que faço na época do Natal. É usual a Joana perguntar logo que ‘vai haver peras?’! Nós aqui em casa gostamos delas bem docinhas. Não é uma sobremesa difícil de fazer, pois não tem grande técnica, basta descascar as peras e colocar tudo junto a ferver. Se ainda não experimentou, faça, que creio que não se irá arrepender.

Bolo Rainha I

Por Carla Rocha

Esta foi uma receita que encontrei aqui na rede há alguns anos atrás e que desde então, adotei-a como sendo o Bolo Rainha que faço aqui em casa. Este bolo difere do Bolo Rei, no facto de não ter frutos cristalizados nem passas, o que eu gosto, mas que muitas pessoas não gostam, fazendo com que seja melhor aceite entre os comensais. Podem usar os frutos secos que mais gostarem e claro, podem usar a massa para fazer outros tipos de bolos! Na sua preparação pode usar os robot’s de cozinha, ou pode fazer todo o processo manual.

Pudim de Ovos

Por Carla Rocha

Este é um delicioso Pudim Caseiro ou Pudim de Ovos, cuja receita é da Filipa Gomes. Aquele pudim tradicional, caseirinho, como a minha mãe fazia. As medidas estão em chávenas e são iguais para todos os ingredientes. O uso do leite gordo é obrigatório, pois dá mais ‘corpo’ ao pudim. Tenham atenção que para fazer o caramelo, é necessário algum tempo, eu pensei que fosse mais rápido! O uso de ovos caseiros, confere uma cor mais bonita ao pudim.

Pão de Ló Tradicional

Por Carla Rocha

O pão de ló é um dos meus bolos preferidos. Este que aqui vos apresento, é cozido em alguidar de barro, tapado por outro alguidar. Para forrar o alguidar, uso papel cavalinho de tamanho A3. Gosto ainda mais, quando tenho ovos caseiros, pois fica com uma cor mais vibrante. Eu tenho dois truques para obter um pão de ló, ainda mais perfeito, usar ovos à temperatura ambiente, colocar o pão de ló quente, num saco de plástico até arrefecer.