Chegou o Halloween… Temos deliciosas e assustadoras sugestões para si!

27 de Outubro, 2020 1 Por Carla Rocha
Chegou o Halloween… Temos deliciosas e assustadoras sugestões para si!

O Halloween tem ganho cada vez mais expressão em Portugal. Chegamos a esta altura do ano e a todo lado que vamos, encontramos artigos alusivos a esta data, uma celebração que importámos dos Estados Unidos da América.

Se antes, eu própria a deixava passar, este ano fui absorvida pela ocasião e o terceiro programa do Bites à la Carte foi dedicado ao tema.

Eu e a Teresa D’Abreu do Healthy Bites, preparámos sugestões fáceis e divertidas que pode fazer em casa com a ajuda dos mais novos. Sugestões para entrar no espírito de Halloween.

Começo por lhe apresentar as sugestões de decoração.

Laranjas Lanterna

Laranjas lanterna

Em qualquer ocasião, gosto de ter à mesa um ambiente acolhedor, sendo que utilizo velas para o efeito. Nesta ocasião de Halloween, junto o acolhedor ao supostamente assustador (pelo menos tento que o seja) e, esculpo laranjas que servem como candelabros. As tradicionais abóboras, são substituídas pelas laranjas, muito mais fáceis de encontrar e trabalhar!

Para fazer estas lanternas, tem que se começar por cortar a parte superior, de modo a ter acesso à polpa da laranja. Depois de cortar, com a ajuda de uma faca e de uma colher, retire toda a polpa, com cuidado para não romper a casca. Por fim, corte uma tampa bem pequena na partir inferior, de modo a que a laranja se segure em ‘pé’.

Tendo a laranja limpa, com a ajuda de uma faca dá-se-lhe expressão a gosto! Na hora de as usar, é só colocar uma vela dentro.

Seguindo com a decoração, sugiro agora uma forma diferente de servir fruta: tangerinas e peras.

Tangerinas e Peras Decoradas

Peras e Tangerinas decoradas

As tangerinas, pode aproveitar e cortar a casca dando-lhes forma. Para isso, necessita apenas de uma faca que irá usar para fazer os recortes, depois é só pegar e retirar a casca na parte recortada.

Podia aproveitar e, por exemplo, fazer alguma decoração com chocolate, contudo preferi mantê-las assim mais naturais!

As peras, que na verdade são fantasmas, já foram mais gulosas. Foram banhadas em chocolate branco, de modo que parecessem que estavam tapadas com um lençol branco, fazendo delas um fantasma. Depois do chocolate branco secar, usei chocolate preto, para lhes dar expressão: olhos e a boca.

Dedos de Bruxa e Olhos Raiados

Entrando agora na parte mais doce da mesa, os Dedos de Bruxa e os Olhos Raiados, foram os biscoitos eleitos.

A receita da massa é a mesma, apenas lhes dei formas diferentes. Trata-se de uma massa muito fácil de trabalhar, que pode preparar com antecedência. Para fazer o efeito de sangue, usei doce de framboesa. As unhas, foram feitas com metades de miolo de amêndoa.

Chapéus de Bruxa

Deixei para o fim, aquela que considero a sugestão mais bonita deste ano, os Chapéus de Bruxa.

Uns chapéus feitos com cones de gelado e bolachas. Para decoração usei chocolate branco, chocolate preto, dragueias de chocolate e umas estrelinhas decorativas.

Estes chapéus reservam uma surpresa no seu interior, pois os cones contêm dentro dragueias de chocolate!

Estas foram as sugestões da Cozinha à la Carte para transformar o seu halloween diferente e assustador, espero que goste.

Mais sugestões

No Healthy Bites, podem ver as sugestões que a Teresa D’Abreu fez no Bites à la Carte. Sugestões doces e salgadas que fazem a diferença em qualquer mesa de Halloween.

Aproveito ainda para o convidar a ver ou rever os episódios do Bites à la Carte, onde todas as semanas, eu e a Teresa, iremos deixar sugestões práticas, rápidas e fáceis.

Um bom Halloween, fiquem bem!