O Início do Novo Ano

Verdade que ando um pouco desaparecida do blog, estamos a ultrapassar tempos de mudança aqui em casa.

As férias já passaram. Foram passadas em família, como eu gosto e preciso, no nosso cantinho. Estivemos em Olhão durante duas semanas. Ir de férias para Olhão é sentido como voltar a casa.

O nosso cantinho ao luar

Não posso dizer que são umas férias calmas de relax, não, antes pelo contrário. São duas semanas intensas, onde tento recuperar todo o tempo em que lá não estou, onde tento cozinhar tudo o que quero que provem (nunca consigo), onde tento comer tudo o que só lá tenho, onde quero ir a todos os sítios de que sinto saudade. Resultado, venho sempre de férias, mais cansada e pesada do que fui e já com imensas saudades do que ficou, mas não troco isto tudo por nada! É quem sou, é a minha forma de ser.

Quem segue aqui esta cozinha e as nossas redes sociais, viu algumas das coisas que cozinhei, sendo que muitas delas ficaram por registar, com muita pena minha. Fiz um Arroz de Marisco maravilhoso no dia em que a pavlova serviu de sobremesa, mas eramos tantos e a azáfama foi tanta que não há registo decente para partilhar, mas afinal o que interessa, é que foi um sucesso! Muito elogio e eu muito babada.

No dia a dia, o peixe assado no carvão foi uma constante aos almoços, tanto que pela primeira vez, cheguei ao final das férias a dizer que ‘sardinhas assadas, só no próximo ano!’. ?

As saladas e a batata doce foram o acompanhamento de eleição para o peixe. Todos os dias fiz diversas saladas, fosse como entrada ou acompanhamento. Bem temperada e aquando de entrada, servida com mozarela ou burrata de complemento. Nas fotos até parecem sempre a mesma!

Estando em Olhão, claro que o marisco também foi uma constante. Este ano foi o ano das Ostras, embora as amêijoas, os lingueirões, as conquilhas, os camarões e a sapateira, também tivessem sido comidas.

Para ajudar na dieta, tivemos diversas sobremesas e para todos os gostos. Repetimos algumas delas, como foi o caso do Petit Gateau com Gelado Magnum, que foi muito solicitado, mas para mim, a Pavlova foi a rainha das férias!

As receitas das sobremesas já estão disponíveis aqui na nossa Cozinha!

Como bebida de eleição, a Tónica de Citrinos, foi a nossa escolha.

Água Tónica com Citrinos, Gengibre e Hortelã

A companhia dos nossos animais é indispensável. Para onde vou, as minha filhas caninas, vão junto! Este ano pela primeira vez tivemos a companhia de felinos, duas gatinhas que abandonaram e o meu pai recolheu. O engraçado e confesso que um pouco stressante, foi gerir a convivência entre a Bimba e Lola e as novas residentes, Pretinha e Gatinha (nomes dados pela baby Camila)! No total estavam 4 caninos e 2 felinos.

Tivemos ainda tempo para acender o forno a lenha e cozer pão e broas!

Como podem ver pelo descrito, foram umas férias bem agitadas onde grande parte do meu tempo, foi passado como eu gosto, a cozinhar!

Agora que voltámos, estamos em fase de adaptação. Este é nosso verdadeiro Ano Novo. A altura do ano, em que os horários e as rotinas mudam e temos que nos adaptar. Mudança de colégio da Ju, percursos novos, rotinas novas para todos. Custa, mas chegamos lá!

A escola já começou e o dia este ano começa mais cedo, por isso é necessária maior organização, principalmente ao nível das refeições, mas nada que não se faça.

Da minha parte, vou continuar a procurar coisas novas, a fazer o que gosto e espero continuar a receber as visitas de sempre e claro, visitas novas, que venham fazer parte da família Cozinha à la Carte.

Um bom ano para todos! ?

Gostou do conteudo?
Ajude-nos a crescer partilhando!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top